Início Educação Ranking do Enem | Colégio Mauá lidera no Vale do Rio Pardo

Ranking do Enem | Colégio Mauá lidera no Vale do Rio Pardo

Instituição é destaque entre escolas privadas gaúchas pela excelência acadêmica e estrutura inovadora

Com 155 anos de história, escola une estrutura inovadora e missão educacional
para formar gerações de sucesso – Foto: Regina Colombelli

No ano em que completa 155 anos, o Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, lidera o ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 na região e conquista destaque no Rio Grande do Sul. A lista e os números são divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com a média nacional de 681,86 pontos, o educandário se consolida como referência educacional entre as escolas privadas gaúchas.

O diretor-geral do Mauá, Nestor Raschen, explica que a instituição é a única escola com mais de 100 alunos entre as 15 melhores do Rio Grande do Sul. “Se considerarmos as escolas com mais de 100 alunos no nosso Estado, o Mauá aparece em primeiro lugar”, acrescenta. Raschen ainda evidencia que a média da redação foi o grande destaque, com 867,1 pontos de 112 participantes, acima da média nacional.

A proposta educacional do Colégio Mauá é contribuir para o futuro. No ensino médio, o foco é a valorização das competências individuais, colocando o aluno como centro do processo. Desta forma, resultados como os do Enem, em que a instituição sempre figura nas primeiras colocações entre as escolas particulares do Rio Grande do Sul, demonstram o quanto ela impacta a educação na região.

O Mauá prima por uma educação de qualidade na compreensão de cumprir a missão de construir conhecimento, que auxilie na formação de pessoas melhores em um ambiente saudável, inovador e multidisciplinar. São valores e missão que refletem no desempenho dos estudantes. “Estamos felizes com o resultado dos nossos alunos, fruto do estudo sério e dedicado e também pela excelência dos nossos professores desde a educação infantil até o ensino médio”, pontua Raschen.

Estrutura

A escola oferece infraestrutura e recursos para o desenvolvimento diário dos alunos, como, por exemplo, laboratórios diversos, bibliotecas atualizadas, salas amplas e equipadas. Além de metodologias e tecnologias de ensino desenvolvidas pela instituição que contribuem na preparação e nos resultados positivos no Enem. Idealizado pelos professores do ensino médio do educandário, o Programa de Avaliação Constante (PAC) também colabora com os estudos, visto que são avaliações periódicas, a partir do segundo ano.