Início Geral Reajuste entrará em vigor no próximo semestre

Reajuste entrará em vigor no próximo semestre

Jéssica Ferreira
[email protected]

A partir do próximo semestre (2016/01) na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc, entrará em vigor um reajuste de 10,25% nas mensalidades, conforme a votação aprovada nesta última quinta-feira, 19 de novembro, pelo Conselho Universitário (Consun). Dos 36 conselheiros que compareceram à votação, 34 votaram na proposta encaminhada pela reitoria, que prevê o reajuste. Os outros dois conselheiros votaram em uma proposta apresentada pelo Diretório Central de Estudantes (DCE).
Em entrevista, na quarta-feira, 18 de novembro, o pró-reitor de Administração, Jaime Laufer, afirmou que Instituição atua de forma transparente e aplica os índices de inflação, sendo 70% do INPC/IBGE, que é o principal indicador de reajuste das despesas com pessoal, e 30% do IGP-M/FGV, principal índice de reajuste das despesas operacionais. O período de 12 meses desses índices vai de novembro de 2014 a outubro de 2015.
“O reajuste é a única maneira para mantermos a universidade, e em comparação às demais universidades do Estado, há reajustes que chegam até 12%. Todos nós estamos sentindo a inflação e o aumento em tarifas públicas no nosso dia a dia. Infelizmente, tudo o que consumimos está mais caro”, manifestouLaufer. Entretanto, nesta semana o DCE insatisfeito com o reajuste decidiu por sua vez apresentar uma contraproposta ao Consun alegando o aumento estava abusivo. A proposta do diretório acadêmico era cobrar um reajuste equivalente a 8%.
A reunião realizada no dia 19 para a votação do reajuste procedeu com tranqüilidade – ao contrário do ano passado, cujas reações dos estudantes foram sob protestos, o que chegou a ameaçar a inviabilização da votação, que resultou em segurança reforçada para este ano. 
Apenas os conselheiros puderam entrar no Bloco 1, onde houve a assembleia. Laufer classificou a reunião como “alto nível”, onde todos puderam expressar seus argumentos. Ainda segundo Laufer, foi possível debater sobre o assunto com serenidade, porém, foram avaliadas apenas as propostas da reitoria. “Temos reuniões mensais com o DCE, e desde agosto estamos tratando nestas reuniões sobre o reajuste, por isso, uma hora certamente ele iria acontecer”, disse Laufer.