Início Educação Rede estadual: paralisação até quinta-feira

Rede estadual: paralisação até quinta-feira

Suilan Conrado
[email protected]

Boa parte das escolas estaduais de Santa Cruz do Sul amanhecem de portas fechadas nesta terça-feira, 23. Em todo o Estado, professores e funcionários paralisam suas atividades até a quinta-feira, 25, em função de uma grande mobilização da categoria, a qual o 18º Núcleo do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers) faz parte. Na pauta das principais reivindicações, estão o cumprimento da Lei do Piso Salarial, a promoção e valorização da categoria, além da melhora na estrutura das escolas.

Bruno Alencastro

Escolas estaduais gaúchas paralisam até quinta-feira, 25. Professores reivindicam cumprimento da Lei do Piso Salarial da categoria



Em Santa Cruz, as escolas que confirmam a paralisação total durante os dias 23, 24 e 25 são: Colégio Professor Luiz Dourado, Escola Estadual Willy Carlos Frohlich (Polivalente), Estado de Goiás, Gaspar Bartholomay, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Rosário, José Mânica, Felipe Jacobus e Nossa Senhora da Boa Esperança.
Já as que aderiram à greve parcial na cidade, e, portanto, estarão paralisadas somente nesta terça-feira, são: Escola Estadual Santa Cruz, Professor Affonso Rabuske e o Colégio Monte Alverne.
As cidades de Vera Cruz, Candelária, Pântano Grande, Rio Pardo e Venâncio Aires, que integram o 18º Núcleo, também integram a mobilização.

PROGRAMAÇÃO

Neste primeiro dia de greve, os professores da região participam de assembleia em Porto Alegre. Delegações das maiores cidades do Vale do Rio Pardo partem esta manhã, por volta das 9h30min, rumo à capital gaúcha. Um grande protesto dos professores está marcado para as 13h na Praça da Matriz, em frente ao Palácio do Piratini.
Na quarta-feira, 24, às 9h, os profissionais que integram o 18º Núcleo, programam uma concentração na Praça Getúlio Vargas, no centro de Santa Cruz do Sul. A intenção é se mobilizar e promover uma caminhada até a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE) do município.
Encerrando a agenda de atividades, na quinta-feira, 25, está prevista uma concentração no ginásio de esportes da escola Goiás, a partir das 14 horas, para avaliação da greve e definição de novas mobilizações. 

Em seguida, haverá palestra com o educador Emílio Gennari. “Estamos convidando os alunos, os pais e a comunidade em geral para se somarem a nossa luta, por uma educação de qualidade no Rio Grande do Sul”, destaca Miriam Trindade, diretora geral do 18º Núcleo.
Conforme a conselheira estadual do Cpers, Doriana Damé da Silva, esta promete ser uma das maiores mobilizações já organizadas pela categoria no Estado.
 

Arquivo/RJ

Diretora geral Miriam Trindade: alunos, pais e comunidade envolvidos por uma educação de qualidade