Início Especiais Referência para a classe contábil

Referência para a classe contábil

No momento em que a classe contábil comemora o Ano da Contabilidade no Brasil, o Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sincotec-Varp) festeja seus 65 anos de atuação. Fundado em 13 de maio de 1948, atualmente o sindicato é referência para os profissionais da sua base territorial, composta por 21 municípios: Arroio do Tigre, Barros Cassal, Candelária, Estrela Velha, Herveiras, Gramado Xavier, Ibarama, Jacuizinho, Lagoa Bonita do Sul, Passo do Sobrado, Passa Sete, Rio Pardo, Salto do Jacuí, Santa Cruz do Sul, Segredo, Sinimbu, Sobradinho, Tunas, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz.
No início, a diretoria se reunia nos mais diversos locais da cidade. A união em torno dos interesses da categoria fez com que o sindicato crescesse e, aos poucos, fosse ganhando força entre as entidades de classe do município. Em 1988, o sindicato alcançou um dos marcos mais importantes da sua trajetória, inaugurando a sede própria, na Avenida do Imigrante, 469. Hoje, o andar térreo do prédio administrativo do Sincotec-Varp sedia a secretaria, a sala de reuniões e também o Escritório Regional do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC/RS). Já no andar superior funciona um amplo e confortável auditório, com capacidade para 120 pessoas. Construído com acústica de primeira qualidade, está equipado para palestras, cursos, seminários e várias outras promoções.
A conquista seguinte aconteceu em 1995, quando foi inaugurada a sede social, nos fundos do terreno. O local tem infraestrutura completa para receber eventos, como reuniões ou festas, com capacidade para 80 pessoas. A construção da sede só aconteceu pela mobilização dos profissionais que, por meio de rifas, do aumento do número de associados, do resgate daqueles que não estavam em dia e de chamada de capital, conseguiram obter os recursos para a obra.

REPRESENTATIVIDADE

Hoje, o Sincotec-Varp possui como associados cerca de 40% dos 1.024 profissionais do Vale do Rio Pardo com registro no Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC-RS). “Eles têm a oportunidade de usufruir de benefícios como o plano de saúde da Unimed, odontologia da Uniodonto, telefonia celular, além de convênios com profissionais de diversas áreas”, frisa o presidente do Sincotec-Varp, Adilo Rehbein.
Ciente de que a classe contábil precisa estar sempre atualizada com relação às constantes mudanças na legislação tributária e trabalhista no Brasil, o sindicato promove cursos e palestras para profissionais da sua base territorial. Em 2010, foi realizado o curso de extensão na área de Legislação Estadual (ICMS), que está sendo viabilizado para ser ministrado novamente neste ano. Em 2011 foi realizado um curso de extensão em Tributos Federais e, no ano passado, foi disponibilizado o curso de Legislação Tributária e Trabalhista, além de diversas palestras. Os cursos de extensão contam com a parceria da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Além de representar a classe contábil, o sindicato também participa de diversos conselhos em Santa Cruz do Sul como o Comitê Tributário Permanente e o Conselho Comunitário da Apesc. Ainda faz parte da Assemp e possui uma cadeira na Federação dos Contabilistas do Estado do Rio Grande do Sul (Federacon-RS). “Um sindicato deve estar presente não só nas decisões referentes à sua categoria, mas também naquelas relativas à qualidade de vida das comunidades onde atua”, argumenta Rehbein.

Ana Souza

Fundado em 13 de maio de 1948, Sincotec-Varp abrange 21 municípios do Vale do Rio Pardo

Divulgação/RJ

Sede social, local para integração da classe, foi inaugurada em 1995

Diretoria gestão 2013-2015

Presidente: Adilo Rehbein
1º Vice-presidente: Valdir Bruxel
2º Vice-presidente: Angela Maria BordignonJaromicz
1ª Secretário: EloíPranke
2ª Secretário: Danilo Rene Back
1º Tesoureiro: Mario Kist
2º Tesoureiro: Marcia RieckKrause

Suplentes:
Norberto Raul Haas
Jonas FrancielSpies
Fabiane Carine Hoff
Rogério Wartchow
Marcia Rosane Frey
Rugard Henri Kanitz
Loreno Herath

Conselho Fiscal:
Efetivos:
Ernani Baier
Jovaina Vieira de Souza Santos
LucianiStumm

Suplentes:
GilneiClaucidioPeiter
AssidorRathke
Celso Juarez Rauber

Delegados Representantes:
Adilo Rehbein
Valdir Bruxel

Suplentes:
Angela Maria B. Jaromicz
Fabiane Carine Hoff