Início Educação Região debate políticas nacionais de educação

Região debate políticas nacionais de educação

Pais, alunos, professores e gestores de escolas da região participaram nesta quinta-feira, 20, da etapa intermunicipal da Conferência Nacional de Educação – Conae 2014. Promovido pelo Ministério da Educação e realizado através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) e a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), o evento ocorreu no auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e reuniu representantes de 18 municípios de abrangência da 6ª CRE.
No encontro foram discutidas diretrizes, conceitos e estratégias para a construção de políticas nacionais para a educação. Os participantes foram divididos em sete grandes grupos de acordo com os eixos temáticos que constituem o Documento Referência elaborado em 2010 e que nortearam os debates: O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação; Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente; Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho; Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

DECOM/PMSCS/DIVULGAÇÃO

No encontro foram discutidas diretrizes, conceitos e estratégias

Na ocasião, também foram eleitos 42 delegados que levarão as considerações discutidas na etapa intermunicipal para a conferência estadual, que ocorre de 4 a 6 de outubro, em Porto Alegre. A Conae 2014 acontece de 17 a 21 de fevereiro em Brasil com o tema central O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. “É uma oportunidade para todos participarem do desenvolvimento da educação nacional, desde a educação infantil até a pós-graduação”, comentou o secretário municipal de Educação e Cultura, João Miguel Wenzel.