Início Economia Região fará ato público por recursos dos royalties

Região fará ato público por recursos dos royalties

Os municípios do Vale do Rio Pardo vão fazer um ato público nesta quinta-feira para defender a sanção da Lei dos Royalties pela presidente Dilma Rousseff e pelo repasse de uma parcela extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para socorrer os municípios em situação de crise financeira. A mobilização é encabeçada pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e tem a chancela da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp). O movimento deve ser realizado paralelamente nas prefeituras dos três estados do Sul.
O movimento, segundo a Famurs, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de se estabelecer uma nova relação entre os entes federados para que os municípios não fiquem sobrecarregados. Segundo o prefeito de Boqueirão do Leão, João Davi Goergen, a mobilização é importante para que os municípios mostrem sua força perante o Governo Federal. “Defendemos a nova forma de distribuição dos recursos dos royalties do petróleo, que se tornam mais justos, beneficiando toda a população e não apenas aqueles moradores nos estados e municípios produtores”, observa.
A orientação da Famurs, da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) às prefeituras da Região Sul do País é realizar ponto facultativo para os servidores municipais dos três Estados. Somente estarão suspensas as atividades não essenciais, sendo mantidos os serviços de saúde, educação e transporte coletivo. No entanto, na região do Vale do Rio Pardo, a opção dos municípios deverá ser a realização de um ato público para marcar a mobilização em prol destas reivindicações.