Início Geral Regina Simonis: arte e cultura marcam o período natalino

Regina Simonis: arte e cultura marcam o período natalino

Exposição na Casa das Artes ficará disponível ao público até dia 22 de dezembro

Ricardo Gais
[email protected]

Exposição ficará aberta até o dia 22 de dezembro. Fotos: Rolf Steinhaus/RJ

Com objetivo de fomentar a cultura no Munícipio abriu nesse sábado, 5, na Casa das Artes Regina Simonis, a Exposição de Natal promovida pela Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul. Idealizada por um dos integrantes da diretoria da associação, Danúbio Zitzmann, essa será a segunda exposição do ano, após flexibilizações das atividades devido à pandemia.

Danúbio: “Esperamos a visita
da comunidade”



“Essa foi a primeira vez que trabalhei nessa exposição e contei com a ajuda da Gisela Carvalho, que reuniu os colaboradores para organizar as artes expostas. A Maria Celita também ajudou e lançamos a ideia, que conta com exposição de artesanatos de artistas locais em alusão ao Natal”, contou Danúbio Zitzmann.

Conforme Zitzmann, a montagem da exposição levou dois dias para ficar pronta e cada artista teve a liberdade para montar sua mesa. As mesas foram cedidas à Casa Regina Simonis de forma gratuita por uma empresa da cidade. “O visitante encontrará mesas com propostas mais arrojadas no sentido artístico e outras com a proposta de que o público possa se inspirar e reproduzir essas artes em casa”, enfatizou.

O idealizador da exposição conta que no início, o projeto era mais ambicioso, mas devido às restrições da pandemia de Covid-19, não pôde ser colocado em prática. “Acredito que no próximo ano a gente consiga fazer de forma maior e que envolva mais a comunidade, já que neste ano tivemos que nos limitar a atual realidade”, pontua Zitzmann.

Artesanato pode ser adquirido pelos visitantes



No local, além dos artesanatos há iguarias e bebidas à venda para o público levar para casa. Os valores podem ser conferidos quando a pessoa for visitar ou junto com os próprios expositores. Uma porcentagem das vendas é revertida para a Associação Pró-Cultura de Santa Cruz e a outra para os autores das obras. Os produtos foram fornecidos pela Licores da Casa de Zorzi e Easy Food by Hilda G. Já as cinco mesas com as exposições foram elaboradas por Jaque Pizzatto Art&Decor, Lúdika Eventos, Carlinhos Weiss, Gisela Carvalho, Fabiane Grudznski e os artesãos Noeli Simoni Limberger e Rubem Dick.

A exposição ficará aberta até o dia 22 de dezembro. Após, o local entra em recesso e retoma as atividades em 2021, com uma exposição de um acervo de uma família de Porto Alegre, que ficará disponível até o mês de fevereiro. Outras informações serão divulgadas com a proximidade do evento.

A Exposição de Natal tem entrada gratuita e funciona de terça a sexta-feira, das 13 às 20 horas. No sábado, a Casa das Artes Regina Simonis está aberta das 10 às 17 horas, na Rua Marechal Floriano, 651, Centro. Para acessar o local é indispensável o uso de máscara e álcool gel.