Início Colunas Registros de uma carta…

Registros de uma carta…

A tradição de enviar cartas é antiga, afinal, elas são consideradas o meio de comunicação mais antigo do mundo, embora não se saiba ao certo quando ela teve origem. Sabe-se que os Reis do Antigo Oriente Médio já escreviam cartas, sendo esta apontada como a mãe de todos os gêneros textuais, ao lado dos contos populares e mitos e foi conquistando seu espaço. Cabe ressaltar que entre os livros que compõem a Bíblia Sagrada – o mais antigo de que se tenha registro – estão publicadas 21 cartas escritas por Paulo aos seguidores de Jesus. Obviamente, as cartas fazem parte da história, registrando momentos épicos, como quando a esquadra de Pedro Alvares Cabral aportou em terras – hoje denominadas de brasileiras – e Pero Vaz de Caminha enviou uma carta ao Rei de Portugal, relatando o que aqui encontraram. Além disso, esse registro é considerado um marco da nossa literatura.

Sabe-se, ainda, que o Brasil foi o segundo País do mundo a utilizar selos, afinal, a base da comunicação era de cartas… cartas dramáticas, de amor, oficiais… que ao longo do tempo foi perdendo seu espaço para as mensagens eletrônicas. Logo, a carta se consolidou como o elemento postal mais importante da comunicação visual por décadas, se constituindo de várias folhas de papel, fechadas em um envelope selado e enviado aos destinatários através dos Correios. Atualmente, é mais comum ouvir falar em e-mail, por exemplo, mas nesta época do ano também estão presentes as cartas ao Papai Noel, um hábito comum no Natal traz a correspondência à tona, quando a magia do Natal se configura em linhas de ‘bons comportamentos’ e de pedidos ao Bom Velhinho. Costume esse que nasceu em meados do século 18, com o intuito de fazer com que os filhos se comportassem, que nesse caso, escreveriam a carta e receberiam um presente, ou doces. Ao passo que as levadas ganhariam apenas um pedaço de carvão. Mas foi no início do século 20 que essa tradição passou a ser adotada em diversas partes do mundo.

Todos os anos, campanhas dos Correios ou de outros órgãos ‘revivem’ as Cartas ao Noel. Em Santa Cruz do Sul, o espírito de Natal está a cada dia mais intenso. O ano de 2020 foi marcado por muitas adversidades e turbulências, especialmente com a questão do isolamento social, chama a atenção à empatia e carinho dispensados pela equipe de profissionais da Unidade da Faculdade Censupeg de Santa Cruz do Sul, com os alunos, que ficaram tão próximos e ao mesmo tempo tão distantes com a metodologia de aulas virtuais. Os valores da Faculdade são resumidos pelo acróstico Saeshia – Senso de Pertencimento; Afeto; Equidade; Sustentabilidade; Honestidade; Inovação; Altruísmo. Dessa forma, a equipe organizou cartas, perfumadas e escritas à mão, seguindo a tradição original, a cada um de seus alunos de graduação, ressaltando o quanto cada um é importante para a instituição em sua individualidade e em suas particularidades.

Que no ano que se aproxima, possamos olhar mais para a pessoa que está ao nosso lado e ressignificar a importância de registrar os bons momentos compartilhados, seja em cartas, em e-mails, em mensagens de WhatsApp, fotografias ou em encontros presenciais ou virtuais… E que o verdadeiro sentido de nossa existência seja a empatia, o amor e as boas convivências.

E se você fosse escrever uma carta para alguém especial neste Natal, como seria? Não é para refletir e sim, escrever!!

Feliz Natal e um abençoado 2021!