Início Geral Resgate clássico para um estilo retrô

Resgate clássico para um estilo retrô

Jéssica Ferreira
[email protected]

Fernando Lima

Ambiente retrô com estilo vintage e rockabilly, a barbearia Deodoro oferece também serviços de estética

Um exemplo de lugar que com o passar do tempo foi perdendo o seu público-alvo são as barbearias. Com a venda da gilete em massa, muitos homens passaram a ter os cuidados em casa, frequentando assim as barbearias ou salões unissex no máximo uma vez ao mês. Porém, o desejo de resgate do passado é uma das mais importantes macrotendências do momento. A elegância masculina clássica ressurge não só nas roupas, como também nos cuidados com a aparência. Para exemplo disso, o Riovale Jornal pegou uma carona nesta onda retrô e contará um pouco sobre uma barbearia que tem resgatado esse passado para os dias de hoje. 
A barbearia Deodoro, localizada na Rua Marechal Deodoro, 988, Centro de Santa Cruz do Sul, traz um espaço inspirado no estilo Rockabilly dos anos 60 nos EUA, oferecendo diversos serviços como depilação geral com cera ou máquina, sobrancelhas (limpeza de sobrancelha masculina, não desenhada), limpeza de orelha, nariz e pelos, além de manicure e pedicure, limpeza de pele, massagem relaxante, barba, cortes.
Segundo o proprietário Alexandre Leindecker, por trabalhar muitos anos no ramo, passou a ver a necessidade masculina em termos de estética, atualmente com serviços precários, e atendimento direto a esse público, que de certa forma foi deixado de lado. “O homem não se sente à vontade em um salão feminino e vice-versa. Então resolvemos resgatar essa tradição de barbearia, com a ideia de estética masculina junto, que vem crescendo no país, sendo algo forte no mundo, como países na Europa e Londres”, conta. 
Com a ideia de recriar um ambiente estilo vintage, a barbearia Deodoro foi totalmente decorada com objetos dos anos 50 e 60, pôsteres de grandes ídolos como Elvis Presley e Beatles, e claro que não poderia faltar belas imagens de pin-ups. O local oferece também, além de todo o serviço já dito, uma espécie de bar com diversos tipos de bebidas, e para completar, além do conforto o cliente pode curtir ouvindo um bom rock’n’roll.
Em relação ao profissionalismo, tudo é feito sob estudo, isto é, não é simplesmente sentar-se numa cadeira e ter seu cabelo cortado em 15 ou 20 minutos; requer cuidados e tempo, sendo assim, um atendimento completo de hora em hora, ou no mínimo 40 minutos. “Nosso diferencial está no atendimento, qualidade, ambiente e conforto. Além disso, oferecemos tratamentos de estética com profissionais qualificados”, ressalta Alexandre. A barbearia Deodoro oferece também produtos de marca própria tanto para cabelos, como barbas. 
Uma tendência que vem crescendo são as “barbas”, sendo elas uma dar maiores procuras na barbearia Deodoro. “Todos nossos serviços são procurados, porém algo que tem aumentado muito são as barbas desenhadas, que a maior parte dos homens tem curtindo”, conta Alexandre. A barba, com o passar dos anos se tornou um acessório para o homem moderno construir um estilo próprio, uma característica que é só dele. Alguns homens, inclusive, têm a barba como principal símbolo de personalidade.
Por fim, numa época tecnológica, onde tudo é feito de maneira instantânea, reservar um momento para que os outros cuidem de você, não é só nostalgia. É um raro prazer, em que deve ser aproveitado cada minuto. Pode-se combinar então com os amigos, curtir um som, beber uma cerveja mantendo aquela tradição de barbearia, num ambiente só para os rapazes, onde podem enfim se sentir à vontade cuidando de sua aparência e estética. 

Fernando Lima

Alexandre Leindecker: “Resolvemos resgatar essa tradição”

 

Maiquel Moraes

A decoração revela grandes destaques do rock’n’roll 

 

História

As barbearias tradicionais, especializadas em cuidados com os cabelos e a barba, ganharam forma no século 18 e se resumiam a uma cadeira, bacia com água e sala de espera. Com o passar dos anos, o serviço evoluiu, e atingiu o auge na década de 40. Na época, o barbeiro era confidente dos clientes, que oferecia um ambiente relaxante e de interação, no qual os homens fumavam seus charutos, discutiam política e tomavam drinques, enquanto recebiam tratamentos com toalhas quentes e faziam as barbas com navalha.

A herança Rockabilly

Um estilo diferente com cabelos lambidos, topetes e barbas alinhadas fez parte de um grupo de rapazes rebeldes em meados dos anos 50. Eles eram roqueiros, amantes da velocidade e mantinham vivas as referências da country music. Assim era os representantes do rockabilly – gênero musical, que nasceu junto do rock’n’roll com o termo hillbily (gíria country). Exemplos de figuras deste estilo são Elvis Presley na música e James Dean no cinema, que acabaram eternizando o rockabilly em um estilo de vida. Por isso, o resgate dessa moda de antigamente nada mais é do que homem reassumindo um estilo tradicionalmente masculino.