Início Especiais Resultados positivos com a redução de lixo no parque

Resultados positivos com a redução de lixo no parque

Foto: Rodrigo Assmann
Ecocopos foram sucesso entre o público nos 14 dias de evento

Luana Cardoso
[email protected]

Sucesso de público em sua 37ª edição, a Oktoberfest e a Feirasul de Santa Cruz do Sul comemoram também outro grande resultado: a redução do lixo gerado com as atividades no parque. A Coordenação Executiva da Festa da Alegria e a empresa HA Sehnem – Pipi Haus conseguiram organizar soluções que beneficiassem a cidade e o meio ambiente. A diminuição dos resíduos foi alta se comparada com o ano passado, quando a Festa da Alegria ocorreu com restrições. Assim, 2022 foi positivo no quesito sustentabilidade.


A Pipi Haus foi responsável pela destinação do lixo, tanto o seco quanto o orgânico, que foram para a área de triagem da empresa. Lá houve a separação e o rejeito foi enviado à unidade da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos em Minas do Leão para descarte correto. A limpeza do Parque da Oktoberfest foi feita pela empresa Garra e todos os materiais recolhidos eram colocados em containers, para posterior encaminhamento a local adequado para despojo.


Outra novidade que gerou benefício ao meio ambiente na Oktoberfest 2022 foram os ecocopos, instituídos na parceria entre Assemp, Coordenação Executiva, Prefeitura de Santa Cruz e Ambev, e recebidos positivamente pelo público. Utilizados no lugar dos descartáveis que antes poluíam o parque, eles podiam ser levados para casa ou então devolvidos para serem lavados e reaproveitados, o que representou quase 2 toneladas de lixo evitadas.

A coordenadora de Bem-Estar do Visitante, Alline Bellina, comemorou o sucesso das soluções ambientais e o evento em si. “De modo geral, a festa era muito esperada. Depois da pandemia, todo mundo estava com saudades da energia que só a Oktoberfest traz pra cidade. Com certeza os resultados foram ótimos e a 37ª Oktoberfest foi um sucesso”, definiu.