Início Religião Riachos corajosos

Riachos corajosos

Pa. Anelise Lengler Abentroth

“Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas.” Provérbios 9.10

Em véspera de eleição, o que realmente precisamos é de sabedoria! Conhecer o que cada um dos candidatos e candidatas se dispõe a fazer é importante. Mas é preciso mais. É preciso perceber tudo o mais que envolve uma proposta de governo. Neste tempo, pedimos a Deus que dê sabedoria ao seu povo para que façam suas escolhas, movidos pelo desejo do bem comum, da justiça na perspectiva do amor e do juízo de Deus e da paz no sentido amplo e integral.
Você pode estar questionando: posso eu contribuir para que isto aconteça em nossa cidade? Há uma estória que fala de um riacho de águas cristalinas, muito bonito, que descia pelas montanhas. Em certo ponto de seu percurso, ele notou que à sua frente havia um pântano lamacento, por onde deveria passar. Dirigiu-se a Deus e protestou:
“-Senhor, que castigo! Eu sou um riacho tão limpinho e o Senhor me obriga a atravessar um pântano como este? Como faça agora?”
Deus respondeu:
“-Isso depende da sua maneira de encarar o pântano. Se ficar com medo, você vai diminuir o ritmo do seu curso, dará voltas e, inevitavelmente, acabará misturando suas águas com as do pântano, o que o tornará igual a ele. Mas se você o enfrentar com velocidade, com decisão, suas águas se espalharão sobre ele, a umidade as transformará em gotas que formarão nuvens, e o vento levará essas nuvens em direção ao oceano. Aí haverá transformação!”
Algumas pessoas dizem não gostar de política e ficam alheias a tudo. Outras pensam em primeiro lugar em si mesmas, o que cada candidato(a) um tem a oferecer para elas. As águas destes riachos querem continuar limpinhas… Mas não há como não se envolver no pântano. Tudo o que acontece a nossa volta exige nossa responsabilidade e participação, por mais que não nos agrade.
Ser cristão ou cristã em nossos dias é ter consciência de que temos que enfrentar o pântano. Somos pessoas cristãs na família, na escola, no trabalho e na sociedade. Não o somos somente na igreja! Aquilo que exigimos dos outros, precisa ser vivido por nós. Transformar o pântano não é tarefa fácil, mas precisa ser encarado com sinceridade e coragem, pois nossa sociedade necessita de exemplos éticos em palavras e atitudes. Necessita que o bem, o acesso e as oportunidades estejam ao alcance de todas as pessoas para que a paz e a felicidade sejam possíveis.
Nesta semana, não se omita, nem pense em buscar vantagens pessoais. Sejamos riachos corajosos, que confiam nas palavras que dizem que sábios e sábias nós somos quando tememos a Deus e fazemos a Sua vontade para que a vida seja melhor em nossa cidade. Amém.

CONVITE PARA CELEBRAÇÕES:
Dia 29 de setembro (sábado): Culto Gustavo Adolfo, Confirmação e SC, às 19h.
Culto Centro, Confirmação e SC, às 19h.
Dia 2 de outubro (terça): Conferência Ministerial, em Vale do Sol.
Dia 3 de outubro (quarta): Oficina Sinodal de Idosos, na Martin Luther.
Dia 5 de outubro (sexta): Legião Evangélica Luterana, na Apóstolo Pedro, às 19h30.