Início Destaque Riovale: 46 anos informando com comprometimento e veracidade

Riovale: 46 anos informando com comprometimento e veracidade

Desde a sua fundação em 22 de setembro de 1976, noticiou diversos fatos em suas páginas, levando aos leitores as informações de forma precisa

Foto: Ana Souza
Sede do Riovale Jornal está instalada na Rua Osvaldo Cruz, 402

Luciana Mandler
[email protected]

Em meio aos avanços tecnológicos não é tarefa fácil manter um jornal impresso. Porém, com muito trabalho, dedicação e comprometimento é possível seguir em frente e levar à comunidade informação com respeito, seriedade e veracidade. Não é à toa que o Riovale Jornal completa neste dia 22 de setembro, 46 anos de trajetória.


Com o slogan “O Jornal da Comunidade”, o Riovale em quatro décadas e meia evoluiu e sempre busca acompanhar os novos avanços. Desde a sua fundação em 22 de setembro de 1976, noticiou diversos fatos em suas páginas, levando aos leitores as informações de forma precisa.

Fotos: Diovulgação/RJ
Riovale Jornal: em quatro décadas e meia evoluiu e sempre busca acompanhar os avanços


De lá para cá, circula de forma ininterrupta e é motivo de orgulho para o diretor André Felipe Dreher e toda a equipe, bem como a anunciantes e assinantes. Em formato tabloide, o jornal circula duas vezes por semana – quartas-feiras e sábados – com publicações nas mais diferentes editorias, além de contar com cadernos especiais e colunistas exclusivos.
O Riovale chegou até aqui graças à coragem e visão para um futuro promissor do primeiro proprietário, Cacildo Pagel, que na época teve como diretores a esposa Carmen Pagel e Oswaldo Von Lewhen. Cacildo já tinha conhecimento na área, pois fazia um informativo em forma de revista do Lions Clube Santa Cruz Centro, do qual era integrante.

Primeira edição do jornal da comunidade foi em 22 de setembro de 1976


Inicialmente, o sonho era fazer uma revista, no entanto, como o custo era alto, tiveram a ideia de criar um jornal, surgindo assim o Riovale, na época no formato standard – modelo jornal que surgiu em meados do século 20, com páginas que mediam aproximadamente 43 cm de altura por 28 cm de largura. No começo, a impressão do jornal era feita em O Informativo, de Lajeado, uma referência na comunicação do interior do Estado e que encerrou suas atividades em 2021 após 51 anos de circulação.

Impressora off-set foi uma evolução para a impressão dos exemplares


Mesmo numa época em que a tecnologia não era tão avançada como hoje, o jornal adquiriu, um ano após seu surgimento, uma impressora off-set, uma evolução para aquele período. O Riovale contou com um funcionário que era o único operador na máquina em Santa Cruz do Sul: Rudi Rieck. A impressão passou a ser mais rápida e novos horizontes foram se abrindo. O equipamento foi utilizado até 1998, quando a impressão foi novamente terceirizada.


Logo que iniciou as atividades, o jornal circulava nas quartas-feiras. Dois anos depois, em 1978, passou a bissemanário, nas quartas e aos sábados. Posteriormente, em 1991, tornou-se trissemanário, com edições às terças e sextas e aos sábados. Cinco anos se passaram e, em 1996, alcançou o seu maior número de publicações por semana: segundas, quartas, sextas e sábados. Atualmente, a circulação é nas quartas-feiras e aos sábados.


Embora tenham sido fundadores, Cacildo e Carmen tiveram que se desligar do periódico por trabalharem no Banco do Brasil, que não permitia vínculos com veículos de comunicação. Foi então que se juntaram à direção três novos sócios: Lúcio Michels, Eldor Iser e Elpídio Iser. Três anos após sua fundação, em 1979, o Riovale foi adquirido por Adalberto Felippe Dreher. A paixão pela área de jornalismo seguiu com o filho André Felipe Dreher, que se integrou ao comando do jornal em 1980, passando a exercer o cargo sozinho a partir de 1995 até hoje.


Nessas mais de quatro décadas, toda a família Dreher se envolveu e passou pelo periódico, colaborando de todas as maneiras. Mery, Pedro e Viviane, irmãos de André, a mãe Elia, a esposa Elisabete e os filhos Daniel e Andrea contribuíram e contribuem para a continuidade do Riovale.


Os anos passaram e a busca constante pela modernidade continua até hoje. Além do impresso, conta com site próprio e ainda está presente das redes sociais Facebook e Instagram. O Riovale é uma referência no município e se localiza na Rua Osvaldo Cruz, 402, Bairro Higienópolis.