Início Religião Romaria da Santa Cruz neste domingo

Romaria da Santa Cruz neste domingo

Alyne Motta – [email protected]

Pela 11ª vez, milhares de fiéis estarão participando da Romaria da Santa Cruz, marcada para amanhã, 9 de setembro. Consolidada no município, a caminhada acontece sempre no 2º domingo do mês de setembro, quando a Igreja celebra a festa da Exaltação da Santa Cruz.
A programação começa às 8h30, com recepção das caravanas, em frente da Igreja Santos Mártires das Missões de Linha Santa Cruz. Às 9h inicia a caminhada até o Seminário, onde está plantada a grande cruz da romaria e onde deverá ser edificado o futuro Santuário da Santa Cruz.
Durante a caminhada, um segmento da comunidade é lembrado nas preces. Este ano, conforme o Bispo de Santa Cruz, Dom Canísio Klaus, será realizada uma prece especial pelas pessoas enfermas. “Faremos isso em sintonia com a Campanha da Fraternidade que falou da saúde pública”, afirmou o Bispo.
O tema desta edição é “Vai, tua fé te curou”. Para tanto, Dom Canísio solicita que as paróquias façam um levantamento dos doentes e afixem seus nomes na cruz que irão trazer. “Vamos rezar pelos doentes e também por aquelas pessoas que cuidam dos doentes: familiares, médicos, enfermeiros, etc”.

Rolf Steinhaus

Fiéis pedem bênçãos aos enfermos e reforçam sua espiritualidade

A Romaria tem, basicamente, dois objetivos: O primeiro é fortalecer a consciência de Igreja diocesana, reunindo pessoas dos 41 municípios que integram a Diocese de Santa Cruz do Sul e o segundo objetivo é fortalecer a espiritualidade em torno da cruz.
Para o bispo, as pessoas que participam se dão conta de que a Igreja vai além das fronteiras da comunidade ou da paróquia à qual elas pertencem. “Se dão conta de que são muitas as pessoas que professam a mesma fé e seguem as mesmas diretrizes”, explica Dom Canísio.

PROGRAMAÇÃO
Com a chegada ao Seminário São João Batista, ocorre uma missa, seguida da bênção dos doentes, bênção da saúde e bênção da água. As pessoas que desejarem sentir o toque da bênção pessoal terão os padres, diáconos e ministros, que vão invocar a bênção da saúde para as pessoas que desejarem recebê-la.
Nas primeiras horas da manhã, os padres atenderão em confissão os que desejarem a absolvição dos seus pecados. O ato acontece na Igreja de Linha Santa Cruz e no Seminário São João Batista. Também haverá água benta no local da Romaria, que poderá ser levada para casa pelos romeiros.
Dom Canísio lembra que, durante caminho, os romeiros vão rezar e cantar, inspirados nos 11 traços que querem dar ao rosto da Igreja na Diocese de Santa Cruz do Sul. No local haverá diversas atrações, sendo o encerramento previsto para as 14h30, com uma mensagem de envio.
“Venham! Vamos fazer da 11ª Romaria da Santa Cruz uma grande manifestação de fé em torno da Cruz Redentora e um momento especial de firmarmos o nosso sentimento de pertença à Igreja Particular da Diocese de Santa Cruz do Sul. Em torno da Cruz nos sentimos abençoados como Povo de Deus”, finalizou o Bispo.