Início Especiais RPPN: preservação ao meio ambiente

RPPN: preservação ao meio ambiente

Com fauna e flora abundantes a Reserva Particular do Patrimônio Natural possui áreas destinadas à preservação, à pesquisa científica, a projetos de educação ambiental e ao ecoturismo. Em dezembro de 2006, foi inaugurado o Centro de Visitantes, onde são realizados cursos e palestras relacionadas à conservação do meio ambiente. Tudo para que universitários, alunos e professores da rede escolar, comunidade local e visitantes se integrem ao local e compreendam a importância de se preservar a natureza.
Após quase dois anos de tramitação no Ibama, o processo de criação da RPPN foi finalizado em março de 2009. A RPPN da Unisc, com área de 221,39 hectares, foi criada por meio da Portaria nº 16/2009, publicada no Diário Oficial da União do dia 18 de março de 2009, dentro de uma área total de 303,69 hectares de terras, onde se localizam a sede administrativa, os campos experimentais e a própria RPPN para a preservação da natureza.
Também conhecido como Salto do Rio Pardinho, o local permanecerá aberto ao público, mas com um maior controle quanto à preservação da fauna e flora local. A reserva é uma unidade de conservação de domínio privado, criada por iniciativa do proprietário da área, mediante ato de órgão governamental. O dono da terra continua sendo o proprietário, e pode contar com o apoio de órgãos públicos e de entidades ambientalistas para o planejamento de uso, manutenção e proteção da reserva.
A RPPN não pode ter outro destino a não ser a proteção dos recursos, que motiva a sua criação. No entanto podem ser desenvolvidas atividades de uso indireto, desde que devidamente autorizadas pelo órgão ambiental. As atividades previstas pela lei são três:
– Pesquisa científica: importante ferramenta para o conhecimento da fauna e flora da propriedade e a compreensão dos diferentes elementos importantes para a conservação;
– Educação ambiental: importante forma de divulgação e conscientização da importância da conservação da fauna e flora da reserva;
– Turismo ecológico (Ecoturismo): utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas.

Arquivo/RJ

A proteção dos recursos naturais motivou a criação da RPPN