Início Geral RS já tem cinco candidatos a governador

RS já tem cinco candidatos a governador

Convenções partidárias no próximo fim de semana vão definir o quadro de concorrentes ao Piratini

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
Ocupante da sede do governo no período de 2023 a 2026 será eleito em outubro próximo

Roberto Argenta (PSC), Onyx Lorenzoni (PL), Beto Albuquerque (PSB), Ricardo Jobim (Novo) e Pedro Ruas (PSOL). Esses são os cinco nomes confirmados para concorrer a governador do Rio Grande do Sul até o momento. As convenções desses partidos ocorreram entre quarta-feira e domingo últimos. O quadro de concorrentes à cadeira principal do Palácio Piratini será completado nas reuniões partidárias do próximo fim de semana.


A convenção estadual do PSC foi na quarta-feira passada no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa. O empresário Roberto Argenta é empresário, dono da Calçados Beira Rio, e já foi prefeito (de 1989 a 1992) e vereador (de 1993 a 1996) de Igrejinha, além de deputado federal (entre 1999 e 2003). Ele é natural de Gramado e terá a servidora pública e professora universitária Nivea Rosa, do Solidariedade, como vice na chapa.


Também no Dante Barone, mas dois dias depois, na sexta, 22, foi a vez de o PL confirmar Onyx Lorenzoni como candidato ao governo do Estado. O porto-alegrense é deputado federal e na gestão do presidente da República, Jair Bolsonaro, foi ministro da Casa Civil, da Cidadania e do Trabalho e Previdência.


O PSB aprovou a escolha de Beto Albuquerque como candidato ao governo do Rio Grande do Sul na convenção estadual realizada no Dante Barone no sábado, 23. Natural de Passo Fundo, o advogado já foi deputado estadual e federal, e secretário de Transportes e de Infraestrutura e Logística do Estado. Em 2014, concorreu a vice-presidente da República na chapa de Marina Silva (PSB) e, em 2018, tentou o posto de senador, sem sucesso.


Também no sábado, mas no Hotel Quality, em Porto Alegre, a convenção do Novo oficializou Ricardo Jobim como candidato ao governo do Estado. Ele é advogado e empresário, e foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Maria. O também advogado Rafael Dresch foi indicado como vice-governador na chapa pura do partido. A reunião foi prestigiada por Tiago Mitraud, que concorrerá à vice-presidente da República na dobradinha com Felipe D’Ávila.


Também com chapa pura, o PSOL oficializou os nomes do vereador de Porto Alegre Pedro Ruas para o governo do Estado, junto com a professora Neiva Lazzarotto como vice. O anúncio foi feito em convenção no Centro de Eventos Barros Cassal, na Capital. O porto-alegrense Ruas já foi deputado estadual. A sigla espera agora pelo apoio do PCB aos seus concorrentes.