Início Especiais Sabor e praticidade: vai dar pizza!

Sabor e praticidade: vai dar pizza!

Ideal para qualquer ocasião. Prática e rápida. Agrada a quase todos os públicos. Variada e saborosa. Nunca sai de moda. Estamos falando da pizza, uma paixão nacional que tem até um dia especial para ser comemorada – amanhã, 10 de julho.
A data foi instituída em 1985, em São Paulo, pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da redonda.
 
HISTÓRIA
 
A pizza, hoje tão conhecida no Brasil, é atualmente um elemento fundamental da gastronomia italiana, mas este saboroso prato não nasceu na Itália, como muitos imaginam. Ela se tornou mais conhecida a partir dos italianos, mas o prato nasceu, provavelmente, há pelo menos seis mil anos, entre os egípcios e os hebreus. Ela não era, é claro, tão conhecida como hoje, mas apenas um delgado estrato de massa – farinha mesclada com água -, chamado na época de ‘pão de Abrahão’, semelhante ao moderno pão sírio; era também conhecido como ‘piscea’, termo que futuramente derivaria para pizza. Outros estudiosos afirmam que ela era consumida pelos gregos, os quais produziam suas massas com farinha de trigo, arroz ou grão de bico, assando-as depois em tijolos ardentes.
A pizza mais tradicional consiste em uma preparação culinária em forma de um disco de massa fermentada de farinha de trigo, regado com molho de tomates e coberto com ingredientes variados que normalmente incluem algum tipo de queijo, carnes preparadas ou defumadas e ervas, normalmente orégano ou manjericão, tudo assado em forno por um pizzaiolo.
 
DIVULGAÇÃO RJ

 

Pizza com um toque gaudério
 
Depois de trabalhar por mais de dois anos em uma rede de franquia, o empresário e pizzaiolo Ederson Silva resolveu investir no próprio negócio e dar vida às suas ideias. Há três meses inaugurou em Santa Cruz do Sul a pizzaria Bueno Tchê, localizada na Avenida Euclides Kliemann, 525. Em menos de um ano já foram inauguradas mais duas filiais, uma em Porto Alegre e outra em Cachoeira do Sul.
Ederson enfatiza que no primeiro mês a empresa alcançou um ápice de venda de três mil pizzas. “Assim como nas demais filiais, tivemos uma receptividade maravilhosa, tanto que já temos um projeto para transformá-las em uma rede de franquia”, destaca.
Esse sucesso não é por acaso. Um dos atrativos que chama a atenção é o cardápio voltado aos sabores típicos do Rio Grande do Sul. “A carta de sabores foi criada com base na gastronomia gaúcha e, também, alemã. Pizzas bem temperadas, misturando doces e salgados. Temos sabores com tipos de linguiça, lombo de porco e, em breve, estaremos produzindo a Pizza Picanha”, exemplifica.
A pizza, embora de origem grega, possui uma tradição italiana. Ederson, ao ser questionado se este fato influencia positiva ou negativamente em Santa Cruz do Sul, onde predomina a etnia alemã, argumenta que vários fatores influenciam para o sucesso do prato na região. “Acredito que o frio contribui, mas a população, além de gostar de variedade, também consome muito lanche, onde a pizza se encaixa perfeitamente”, sinaliza.
O atendimento é padronizado, somente por encomenda e entrega (delivery). Além dos diversos tipos de pizzas, há uma carta de lanches: pastéis, xis-burger, torradas e cachorro-quente. Um dos diferenciais é a batata-frita recheada com queijo que tem feito muito sucesso entre os clientes.
 
Rolf Steinhaus
Bueno Tchê já possui três lojas. Em Santa Cruz está
localizada na Av. Euclides Kliemann
 
 
ROLF STEINHAUS

Ederson é o pizzaiolo e proprietário da Bueno Tchê
 
PIZZAYOU: sempre trazendo inovação 
 
Em seu quarto aniversário este ano, a PizzaYou conquista cada vez mais público em Santa Cruz do Sul. A filosofia da empresa sempre foi voltada para a satisfação completa da clientela, por isso é que a PizzaYOU pode fazer a pizza do jeito que o cliente desejar. Exatamente isso, ele é quem define a sua própria combinação de sabores.
Sempre pensando em inovações, com campanhas específicas e lançando novos sabores, uma delas será o pedido online, serviço que em breve estará em funcionamento. Outro diferencial da pizzaria é a criação de estratégias aproximativas com diversos públicos, a exemplo da comemoração do terceiro aniversário, realizado na Praça da Bandeira, em novembro do ano passado.
Preocupada com a qualidade do produto, e certa que esse indicador passa pela temperatura da pizza, a PizzaYou utiliza um sistema de aquecimento, onde a pizza é envolta por uma embalagem chamada de Hot Box (caixa quente) e garante que a pizza chegue quentinha na casa do cliente.
Criada em 2009 por três amigos, a PizzaYOU vem, ao longo desse tempo, aprimorando suas receitas e buscando atender cada vez mais os desejos de seus clientes. Atenta a essa crescente paixão, e ciente de que o consumidor está cada vez mais exigente com o que compra, a PizzaYou é um exemplo de qualidade no ramo na cidade. 
Amanhã, no dia da pizza, haverá promoções no Facebook da pizzaria: facebook.com/pizzayou. A pizzaYOU fica na Rua Gaspar Silveira Martins, 1589, atende todos os dias, inclusive feriados, das 18h30 às 23h.
 
Divulgação/RJ

Pizza You, sempre próxima dos clientes. Na foto, comemorando
o terceiro aniversário na Praça da Bandeira, ano passado
 
 
Otávio Lima
A pizzaYOU fica na Rua Gaspar Silveira Martins, 1589,
atende todos os dias, inclusive feriados, das 18h30 às 23h
 
Gente Buona: nova filial em Venâncio Aires
 
Com 17 anos de história, a Gente Buona está com uma grande novidade. Além da tradicional pizzaria localizada na Rua Borges de Medeiros, 598, no Centro de Santa Cruz do Sul, foi inaugurada uma filial na Rua Tiradentes, 1180, em Venâncio Aires. A pizzaria Gente Buona é conhecida por pizzas para todos os gostos: em metro (com 7 tipos de sabores); grande (com 3 tipos) e média (2 sabores) e pequena, além de “A la carte” e rodízio.
É administrada por Roberto Granville. No cardápio os clientes encontram mais de 50 tipos de sabores de pizzas, sendo as de calabresa, calabresa especial, coração, strogonoff, strogonoff e frango, milho, frango, frango califórnia, frango catupiry, chester, chester catupiry, bacon, portuguesa, paulista, quatro queijos, mussarela, napolitana, presunto, presunto califórnia, provolone, vegetariana, mista, palmito, sardinha, alho e óleo, atum, moda da casa, brócolis catupiry, campeira, lombo, lombo à califórnia, lombo com abacaxi, filé com alho, filé com bacon, filé com batata palha, filé com champignon, gente buona, camarão, champignon, banana, brigadeiro, califórnia, chocolate, chocolate branco com amendoim, chocolate branco com morango, chocolate preto com morango, chocolate branco com abacaxi, chocolate branco com kiwi, bom-bom com chocolate preto, prestígio com chocolate, coco branco, doce de leite e romeu e julieta.
Dentre tantos diferenciais, os clientes ainda têm a facilidade de contar com a tele-entrega pelo fone (51) 3715-4343. Atendimento é a partir das 18h30min.
 
Otávio Lima
Este ano completando 17 anos no mercado santa-cruzense,
a Gente Buona é referência no ramo
 

CURIOSIDADE 
 
No início de sua existência, somente as ervas regionais e o azeite de oliva eram os ingredientes típicos da pizza. Os italianos foram os que acrescentaram o tomate, descoberto na América e levado à Europa pelos conquistadores espanhóis. Porém, nessa época a pizza ainda não tinha a sua forma característica, redonda, como a conhecemos hoje, mas sim dobrada ao meio, feito um sanduíche ou um calzone.
A pizza era um alimento de pessoas humildes do sul da Itália, quando, próximo do início do primeiro milênio, surge o termo “picea”, na cidade de Nápoles, considerada o berço da pizza. “Picea” indicava um disco de massa assada com ingredientes por cima. Servida com itens baratos, por ambulantes, a receita objetivava “matar a fome” principalmente da parte mais pobre da população. Normalmente a massa de pão recebia como sua cobertura toucinho, peixes fritos e queijo.
A fama da receita correu o mundo e fez surgir a primeira pizzaria que se tem notícia, a Port’Alba, ponto de encontro de artistas famosos da época, tais como Alexandre Dumas, que inclusive citou variações de pizzas em suas obras.
 
CHEGADA NO BRASIL
 
Segundo a história, a chegada da pizza ao Brasil aconteceu por meio dos imigrantes italianos, e hoje pode ser encontrada facilmente na maioria das cidades brasileiras. Até os anos 1950, era muito mais comum ser encontrada em meio à colônia italiana, tornando-se logo em seguida parte da cultura deste país. A partir de 1985, comemora-se o dia da pizza aos 10 de julho.
Foi no Brás, bairro paulistano dos imigrantes italianos, que as primeiras pizzas começaram a ser comercializadas no Brasil. Segundo consta no livro Retalhos da Velha São Paulo, foi nos fornos do restaurante de Geraldo Sesso Jr; a Cantina Dom Carmenielo, que os apreciadores da culinária italiana passaram a poder degustar a iguaria napolitana.
Aos poucos, a pizza foi-se disseminando pela cidade de São Paulo, sendo abertas novas cantinas. As pizzas foram ganhando coberturas cada vez mais diversificadas e até mesmo criativas. No princípio, seguindo a tradição italiana, as de muçarela e anchova eram as mais presentes, mas à medida que hortaliças e embutidos tornavam-se mais acessíveis no país, a criatividade dos brasileiros fez surgir as mais diversas pizzas.