Início Geral Saiba como serão os serviços neste feriadão em Santa Cruz

Saiba como serão os serviços neste feriadão em Santa Cruz

Se programe para evitar atrasos ou ficar sem realizar a compra de algum produto

Ricardo Gais
[email protected]

Comércio fica aberto até as 17 horas desta quinta-feira. Foto: Ricardo Gais

Passado o feriadão de Natal, nesta semana os serviços essenciais à população estarão novamente com horários alterados ou suspensos, isso porque muitos estabelecimentos fecharão mais cedo ou nem abrirão as portas durante o feriado de Ano-Novo. Para evitar correrias desnecessárias ou precisar de algum atendimento, saiba o que funcionará no feriadão:

Comércio: De acordo com o calendário especial da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Sul (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul (Sindilojas), o comércio varejista do Município irá funcionar nesta quinta-feira, 31, até as 17 horas. Na sexta, 1º, ficará fechado e retorna com atendimento no sábado. No domingo permanece fechado e volta ao horário normal na próxima segunda-feira, 4.

Mercados: O Sindigêneros do Vale do Rio Pardo informa que conforme Convenção Coletiva de Trabalho, as empresas do comércio varejista de gêneros alimentícios (hipermercados, supermercados, minimercados, armazéns, etc), não poderão abrir os seus estabelecimentos com o uso de mão de obra laboral no dia 1°.

Bancos: Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as instituições financeiras não abrem para atendimento nesta quinta e retomam as atividades na próxima segunda-feira, 4. A população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras. Os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone e etc) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte.

Coleta seletiva: A Cooperativa Coomcat informou que excepcionalmente nos dias 31 e 1º haverá alteração no sistema de coleta: dia 31 pela manhã a coleta será no Bairro Centro. Durante a tarde e noite não haverá serviço. Dia 1º não haverá coleta seletiva. Os serviços voltam ao normal na segunda, 4.

Rapidinho: O Estacionamento Rotativo Rapidinho no feriadão de Ano-Novo, teve o serviço encerrado ontem e será retomado na próxima segunda-feira, 4.

Água e luz: Os serviços podem ser solicitados via plantão pelos telefones 0800 707 7272 (RGE Sul) e 0800 646 6444 (Corsan).

Transporte: O Consórcio TCS informa que os ônibus vão funcionar de forma normal nesta quinta-feira. Na sexta, funcionarão com horário de domingo.

Ambulatório de Campanha: Nesta quinta, o serviço estará disponível no período das 7h às 15h. Já amanhã, 1º, será das 13h às 21h. Nos demais dias, o horário será normal, das 7h às 21h, sem fechar ao meio-dia.

Repartições públicas municipais – Não haverá expediente nesta véspera de Ano-Novo e feriado.  Serviços essenciais não sofrerão interrupção, nem nos dias de ponto facultativo. Funcionarão normalmente ou em regime de plantão os atendimentos no Caps AD, Cemai, UPA do Bairro Esmeralda, Pronto Atendimento junto ao Hospital Santa Cruz, Fiscalização Sanitária, Fiscalização relacionada à Covid-19, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e setor de Transportes da Secretaria Municipal de Saúde. O funcionamento também será ininterrupto no Abrigo Municipal Viver Melhor, Casa de Passagem para Mulheres em Situação de Violência, Albergue Municipal, Conselho Tutelar, Escritório da Mulher, Guarda Municipal e setor responsável pela limpeza dos banheiros da Praça Getúlio Vargas, no Centro, e da Praça Presidente Costa e Silva, no Bairro Ana Nery.

Coleta Conesul- Nesta quinta e sexta-feira a coleta da Conesul ocorrerá normalmente.

Feiras Rurais – Dias 1º e 2 de dezembro não haverá funcionamento, exceto na feira da Oktoberfest. Já as do Arroio Grande, Esmeralda e Senai, que ocorreriam no sábado, 2, será antecipada para hoje, no horário das 5h45 às 12h. A feira rural da Oktoberfest funcionará normalmente no sábado. A feira orgânica da Praça Hainsi Gralow, no Bairro Santo Inácio, não funcionará na véspera de Ano Novo e nem nos sábados subsequentes a essa data festiva.