Ricardo Gais
[email protected]

Com a pandemia de Covid-19, os hospitais de Santa Cruz do Sul tiveram que adaptar setores e implantar novos leitos para receber e ajudar na recuperação de pacientes que positivaram para o novo coronavírus. Os hospitais também receberam respiradores, além dos que já tinham, para serem utilizados em pacientes que possuem dificuldade para respirar, sendo este, um dos principais sintomas da doença e um agravante durante o inverno.
A rede hospitalar do município é composta pelos hospitais Santa Cruz, Ana Nery e Monte Alverne. No entanto, apenas os dois hospitais da área urbana do município possuem ambientes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Centro de Terapia Intensiva (CTI), que juntos somam 42 leitos.
De acordo com os dados repassados através da assessoria de comunicação do município, o Hospital Santa Cruz conta com 30 leitos de UTI que estão disponíveis da seguinte maneira: dez leitos para tratamento adulto; dez leitos para atendimento neonatal/pediátrica e dez leitos para pacientes com Covid-19 confirmada ou suspeita. A instituição ainda aguarda a implantação de mais dez leitos de UTI para a “Unidade Covid”. No Hospital Ana Nery há sete leitos de CTI adulto e outros cinco para paciente com Covid-19 confirmada ou suspeita.
Os hospitais do município também possuem um total de 63 equipamentos respiradores que são utilizados nas UTIs: no Hospital Santa Cruz 34 respiradores estão no setor “UTI Adulto/emergência”, sendo que dez desses respiradores foram locados junto à prefeitura. Outros 14 respiradores estão no setor “UTI neonatal/pediátrica”. O Hospital Ana Nery contava com nove respiradores, mas recentemente recebeu cinco equipamentos do Governo do Estado e da União e um outro foi locado da prefeitura, totalizando 15 respiradores. No interior de Santa Cruz, o Hospital Monte Alverne dispõe de dois carros anestésicos equipados com respiradores.
TAXA DE OCUPAÇÃO DOS LEITOS EM SANTA CRUZ
Dados reunidos na quarta-feira, 8, mostram que dos 32 leitos adulto de CTI e UTI disponíveis em Santa Cruz, 23 estão com pacientes internados, uma taxa de ocupação de 71,8%. Dos 17 leitos convencionais destinados a pacientes que precisam de internação por outra situação, 14 estão ocupados, o que representa uma taxa de ocupação de 82,3%.
Para os pacientes com suspeita ou Covid-19 confirmada, o município conta com 15 leitos. Desses, nove possuíam pacientes internados na quarta-feira, o que representava uma taxa de ocupação de 60% dos leitos destinados para tratamento da doença em Santa Cruz. (Números sujeitos a alterações, visto que pacientes podem ter recebido alta ou podem ter sido internados até o fechamento desta edição).














