Início Geral Salas de cinemas reabrem em Santa Cruz

Salas de cinemas reabrem em Santa Cruz

Saiba como o setor se prepara para receber a volta do público

Ricardo Gais
[email protected]

Após fim de cada sessão local é higienizado. Foto: Rolf Steinhaus

A partir do novo decreto publicado pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul nesta semana, salas de cinemas poderão voltar a receber o público. Os locais estavam fechados no Município desde março devido à pandemia de Covid-19. O decreto nº 10.730 segue as regras e protocolos adotados pelo Estado.

Conforme a sócia-proprietária do Cine Santa Cruz e Cine Max, Cristchie Bechert, a expectativa para a volta do público às salas de cinema em Santa Cruz é ótima. “Estamos recebendo muitas mensagens das pessoas dizendo que estavam com muita saudade e que aguardavam o momento de o cinema reabrir, que sentem muita falta da magia da sétima arte”, revelou.

Para funcionar os cinemas, a região deve estar em bandeira amarela ou laranja e há 14 dias sem registrar bandeira vermelha ou preta no sistema de distanciamento controlado do Estado. Outro item indispensável é o uso de máscara, além de manter o distanciamento de dois metros entre as pessoas. O público deve ficar exclusivamente sentado e de maneira intercalada nos assentos. A circulação em pé apenas fica permitida para uso dos sanitários.

Cristchie também explica as demais medidas do protocolo como demarcações no chão com dois metros de distância e cartazes informativos de prevenção. “Estamos com álcool gel 70% na entrada e em diversos pontos dos cines. A capacidade foi reduzida para 30% e este controle ficará a cargo dos funcionários da bilheteria, pois como possuímos poltronas numeradas fica bem tranquilo controlar também que sente junto somente coabitantes, já famílias diferentes serão intercaladas entre as poltronas. Ninguém poderá se sentar na fileira da frente e nem na última”, explica. Ao atingir a capacidade permitida das salas, não serão vendidos novos ingressos para a sessão. 

A retomada do cinema será lenta e gradual, conforme explica a sócia-proprietária, mas é de extrema importância para o setor. “Está é a oportunidade para comprovar que o cinema é um local seguro”, pontua Cristchie. “Nosso prejuízo é inestimável. Esperamos que até 2021 possamos recuperar o tempo perdido e voltarmos aos melhores momentos de antes pandemia”.

O Cine Santa Cruz reabriu ontem, 16. Já o Cine Max estará aberto a partir do próximo dia 22 de outubro. As programações podem ser conferidas nas redes sociais dos cinemas.