Início Sem categoria Santa Cruz do Sul recebe mais de 2,2 mil doses da vacina...

Santa Cruz do Sul recebe mais de 2,2 mil doses da vacina CoronaVac

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

A 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) recebeu 5.830 doses da CoronaVac nesta segunda-feira, 8, que serão distribuídas aos municípios de abrangência. Santa Cruz do Sul ficou com 2.280 doses, sendo 700 para profissionais da saúde e 1.580 referentes a 43% dos idosos com 85 anos ou mais.

A Secretaria Municipal de Saúde irá realizar uma reunião com a 13ª CRS, nesta terça-feira, 9, para definir as estratégias de vacinação para os públicos que o Estado liberar para mais esta etapa. As doses estão sendo armazenadas e os profissionais que atuarão na distribuição e aplicação das mesmas aguardam a definição do Estado para dar início a imunização.

Idosos acamados

A Secretaria Municipal de Saúde (SESA), de Santa Cruz do Sul, solicita que pessoas responsáveis por idosos acamados entrem em contato com os postos de saúde de sua referência, manifestando a vontade de receber a vacina contra a Covid-19. Essa é uma medida necessária para organização da logística de atendimento a esta parcela da população que não tem condições de se deslocar a uma unidade de saúde.

Para aqueles idosos que não possuem nenhum posto de saúde de referência, seus cuidadores devem entrar em contato com a Vigilância Sanitária. Durante a ligação é preciso informar nome completo do idoso, número de CPF, endereço e telefone. É importante atentar para o fato de que não se trata de um agendamento, mas de uma etapa necessária para o início da vacinação.

A SESA precisa quantificar o número de idosos acamados, tendo em vista que muitos não são usuários do SUS, e sim de planos privados de saúde.