Início Sem categoria Santa Cruz do Sul receberá 4,1 mil doses de vacinas contra Covid-19

Santa Cruz do Sul receberá 4,1 mil doses de vacinas contra Covid-19

Foto: Governo do Estado do RS

A 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) informou na tarde desta quinta-feira, 24, que Santa Cruz do Sul receberá mais um lote de vacinas contra Covid-19: 1.270 da CoronaVac; 1.722 da Pfizer e 1.185 da Janssen. Totalizando 4.177 doses.

Conforme o governo do Estado, as vacinas da CoronaVac serão utilizadas para primeira e segunda doses, ou seja, 50% do lote será distribuído para primeira dose e 50% será reservado para D2 (segunda aplicação). As vacinas da Pfizer e da Janssen serão todas para primeira dose.

Saiba mais

Essa será a primeira vez que Santa Cruz receberá doses da Janssen. Confira informações sobre a vacina:

O principal diferencial deste imunizante em relação aos demais já disponíveis é a necessidade de apenas uma dose, atingindo eficácia de até 85% para casos graves da doença depois de 28 dias da aplicação. A eficácia global da vacina para casos leves, de acordo com a bula, é de 67% em todos os indivíduos.

O prazo original de validade dessa vacina era de três meses, segundo a empresa fabricante. Porém, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a ampliação desse prazo para quatro meses e meio, sob condições de armazenamento de 2°C a 8°C. A decisão foi baseada na aprovação da agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos (FDA), que também estendeu a validade da vacina para o mesmo tempo. Esse primeiro lote recebido no Estado tem validade até 11 de agosto. Após a abertura do frasco, todas as doses devem ser aplicadas em até seis horas.

Esta vacina foi produzida com adenovírus humano e por tecnologia de DNA recombinante. Elas virão em ampolas com cinco doses de 0,5 ml cada em suspensão pronta para o uso, sem necessidade de diluição, como é o caso da vacina da Pzifer. Isso facilita o uso das vacinas deste fabricante para drive-thrus, por exemplo.

A vacina da Janssen vem para ampliar a campanha de vacinação contra a Covid-19. O governo do Estado pretende, até 20 de setembro, aplicar a primeira dose a toda a população do Rio Grande do Sul maior de 18 anos.

(Com informações do Governo do Rio Grande do Sul)