Início Economia Santa Cruz | Índice de inadimplência cai para 27,6% Índice de inadimplência...

Santa Cruz | Índice de inadimplência cai para 27,6% Índice de inadimplência cai para 27,6%

Medição feita em julho mostra uma suave recuperação do crédito no município

A redução na taxa básica de juros e a adesão do consumidor com dívidas ao programa “Desenrola Brasil” são apontados como elementos que colaboraram com esta queda
Nascimento MKT

O primeiro mês do segundo semestre iniciou com uma discreta recuperação do crédito e redução no percentual de inadimplência em Santa Cruz do Sul. De acordo com dados do Boa Vista Serviços, birô de crédito utilizado pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), o total de inadimplência do município saiu de 28,3% em junho para 27,6% em julho. A redução na taxa básica de juros e a adesão do consumidor com dívidas ao programa “Desenrola Brasil” são apontados como elementos que colaboraram com esta queda.

Para a coordenadora do SCPC do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), Gicele Fernandes Arruda, o movimento positivo é reflexo das condições da economia no município. “Tivemos a entrada do programa Desenrola Brasil, que em nível nacional vem repercutindo de forma positiva, na recuperação do crédito. Isso mostra que de forma local, os consumidores endividados podem ter aderido ao programa”, aponta.

Gicele destaca ainda a queda da taxa básica de juros, que em todo o país elevou em 1,8% o consumo, na comparação com o mesmo período de 2022, como outro fator favorável para o varejo local. “Ainda no que se refere ao percentual de inadimplência, seguimos abaixo do resultado estadual, que em julho tinha 30,8% dos consumidores endividados. Estamos mais baixos que o percentual nacional, que registrou no mês passado, 30,6% da população endividada”, compara a coordenadora.

Para o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, o cenário pode, inclusive, impactar de forma positiva nas vendas do comércio para o Dia dos Pais, comemorado no último domingo, 13 de agosto. “Ainda não tivemos acesso aos levantamentos, mas sempre que há uma movimentação positiva – seja ela na redução de juros ou na recuperação do crédito – o varejo percebe, quase que de forma imediata, este impacto.”

Segundo Spode, o Dia dos Pais é a primeira data importante do calendário do segundo semestre do varejo. Embora não impacte em todos os ramos do comércio, a venda deste período é o pontapé inicial para fechar o ano em alta com o Natal. “Se estes fatores continuarem com este bom desempenho e a confiança do consumidor seguir esta tendência, poderemos fechar o segundo semestre com um bom desempenho no comércio”, projeta o presidente do Sindilojas-VRP.

Fusão internacional

A Boa Vista Serviços – birô de crédito utilizado pelo SCPC local – ganhou um reforço internacional em julho. A empresa foi incorporada à norte-americana Equifax, considerada um dos maiores bancos de dados e birôs de crédito do mundo.

Esta fusão internacional qualificará ainda mais o serviço de orientação ao lojista, oferecido por meio da Boa Vista Serviços, da qual o Sindilojas-VRP é parceiro desde 2011. “Este birô de crédito não é utilizado apenas para validar o cadastro positivo de um consumidor. O banco de dados serve como análise para várias ações do lojista. A entrada da Equifax do Brasil deixa tudo ainda mais preciso e seguro”, pontua a coordenadora do SCPC em Santa Cruz do Sul, Gicele Fernandes Arruda.