Início Saúde Santa Cruz monitora seis casos suspeitos de coronavírus

Santa Cruz monitora seis casos suspeitos de coronavírus

Em coletiva de imprensa realizada na tarde deste sábado, 14, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) anunciou mais medidas de prevenção ao novo coronavírus em Santa Cruz do Sul. Embora o município não tenha ainda confirmado nenhum caso, seis estão em investigação. Três pessoas tiveram as coletas feitas pela Vigilância Epidemiológica e três pela equipe do Hospital Santa Cruz. As amostras serão encaminhadas nesta segunda-feira, 16, ao Laboratório Central do Estado (Lacen). Outras três já haviam sido descartadas ao longo dos últimos dias. Durante a tarde, foram realizadas reuniões com equipes técnicas de todas as secretarias municipais, diretores, secretários e representantes de hospitais. 

Veja a seguir as orientações a toda a população:

Quem chegar de viagem do exterior: a recomendação do Ministério da Saúde é de que todos os viajantes devem ficar em isolamento domiciliar por sete dias, a partir da data de desembarque, mesmo que não apresente sintomas. Para quem tiver algum sinal da doença, a orientação é ficar em isolamento por 14 dias. Também devem acionar a Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3715-1546 ou o Ministério da Saúde pelo 136.

Agendamento de consultas: pessoas com mais de 60 anos devem fazer agendamentos de consultas de rotina por telefone, diretamente com a sua unidade de saúde. 

Receitas médicas: para evitar que pacientes busquem unidades de saúde apenas para renovar receitas médicas, a Secretaria de Saúde vai permitir que as mesmas sejam aceitas pelo prazo de validade de seis meses para medicamentos controlados e 12 meses para os de uso contínuo.

Grupos de idosos, gestantes e atividades no Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI): os encontros foram suspensos. 

Bebedouros públicos e em escolas fechados (isolados): a Prefeitura determina que todos os equipamentos sejam desligados e isolados para evitar a propagação de vírus e bactérias. 

Cozinhas Comunitárias: terão atendimento de almoço ampliado para evitar aglomerações. O novo horário deve ser divulgado nesta segunda-feira. 

Cartão SUS: a atualização do documento deixa de ser obrigatória, temporariamente, para consultas com especialistas e nos postos de saúde. Para emissão de novos cartões ou diante da necessidade de cirurgias, os documentos só serão emitidos mediante agendamento por telefone 3715-4013.

Velórios: a recomendação é para que as cerimônias de despedidas sejam acompanhadas apenas por familiares e amigos próximos.

Restaurantes e estabelecimentos comerciais: devem ter álcool gel à disposição nos banheiros e/ou caixas.

Fábricas e indústrias: a Prefeitura pede que as empresas ampliem ou alternem o horário de intervalo para evitar aglomerações de pessoas nos refeitórios. 

Transporte público e escolar: empresários e concessionários devem reforçar a higienização dos veículos e aumentar a ventilação dentro deles. Também devem disponibilizar álcool gel aos usuários. 

Escolas, universidades e centros de educação ou idiomas: devem disponibilizar álcool gel aos frequentadores. 

Supermercados: as pessoas devem optar por horários alternativos, com menos movimento, para realizar compras. 

Formaturas, festas de aniversários e casamentos: a recomendação é para que se evitem aglomerações e se adiem eventos quando possível. Entretanto, a Prefeitura esclarece que não há proibição. 

Casas geriátricas: uma instrução normativa específica será apresentada na semana que vem pela Secretaria de Saúde, após reunião com o Ministério Público.

Farmácias (municipal e do Estado): sempre que possível, idosos devem pedir para familiares ou vizinhos retirarem os medicamentos. Outras medidas também são estudadas para descentralizar as retiradas.

Farmácia Móvel: um novo calendário será divulgado.

Cuidado com idosos: é importante que eles evitem espaços públicos e aglomerações. 

Chimarrão: é preciso evitar o compartilhamento da bebida temporariamente.

Férias dos servidores da Saúde: a Administração Municipal irá suspender temporariamente as férias que estavam programadas.

Máscaras: devem ser utilizadas apenas por servidores da Saúde ou diante de orientação de um profissional da área. Pessoas com sintomas devem ficar em isolamento domiciliar. A medida é necessária para evitar uma possível falta do EPI.

UPA, PA e Hospitalzinho: os serviços de urgência e emergência devem ser evitados por pessoas com sintomas respiratórios leves. Esses pacientes devem ficar em casa e entrar em contato por telefone com uma unidade de saúde para receber orientações.

Decreto do prefeito: um documento com orientações da Administração Municipal deve ser emitido nesta segunda-feira, envolvendo a ampliação de horários de postos de saúde, atendimentos domiciliares e acesso de pessoas aos hospitais. 

Eventos cancelados: nessa sexta-feira, o prefeito Telmo Kirst emitiu um decreto suspendendo por pelo menos 15 dias os eventos da Administração Municipal.

Prevenção: é preciso reforçar os cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos com sabão com frequência, usar lenços descartáveis ao espirrar ou tossir, evitar aglomerações de pessoas, evitar levar as mãos ao nariz, boca, ou olhos e deixar ambientes bem ventilados. 

Táxis e aplicativos de carona: motoristas devem higienizar os veículos com frequência.