Início Saúde Santa Cruz: Portas Abertas já tirou mais de 15,8 mil pessoas da...

Santa Cruz: Portas Abertas já tirou mais de 15,8 mil pessoas da fila de espera por consulta em postos

Foto: Luiz Fernando Bertuol/Secom

Iniciativa criada pela Secretaria Municipal de Saúde para reduzir o tempo de espera por consultas em postos do município, o programa Portas Abertas já atendeu mais de 15,8 mil pessoas em quase um ano e três meses. Por meio da abertura de três unidades de saúde em horários alternativos, a Prefeitura conseguiu oferecer à população mais opções de acesso à assistência médica, atendendo principalmente trabalhadores que não precisam faltar em seus empregos para consultar com um profissional.

O posto com maior número de atendimentos pelo Portas Abertas foi a ESF Arroio Grande, que em 15 meses registrou 10.268 consultas. No local, além do expediente normal, os usuários podem contar com médicos de segunda a sexta, das 17h30 às 21 horas. As outras duas unidades que oferecem atendimento pelo Portas Abertas são as ESFs Cristal Harmonia/Viver Bem e Faxinal Figueira. Nelas, o funcionamento do programa é aos sábados, das 8 às 13 horas. A Cristal registrou nesse período 3.470 atendimentos e a Faxinal, 2.128.

De acordo com a supervisora médica da Atenção Básica, Clauceane Venzke Zell, outro objetivo do Portas Abertas é diminuir a procura por pronto-atendimentos. “A entrada da população no sistema de saúde deve ocorrer pelos postos. Os pronto-atendimentos são para casos de urgência e emergência”, destaca.

A profissional explica que os serviços disponibilizados pelo Portas Abertas são os mesmos já oferecidos no dia a dia das unidades de saúde: atendimento médico em todas as fases do ciclo de vida, consultas de enfermagem, coleta de material para rastreamento de câncer de colo de útero, verificação de sinais vitais, aplicação de medicação injetável, administração de vacinas e dispensação de medicamentos.

O prefeito Telmo Kirst lembra que investimentos em saúde sempre foram prioridade para a Administração. “Somos exemplo para muitas cidades pelos serviços de qualidade que oferecemos. Esse programa veio a se somar às diversas iniciativas que implantamos com o objetivo de melhorar o atendimento à população”, reforça.