Suilan Conrado
[email protected]
O turismo no Vale do Rio Pardo foi intensamente debatido na última quinta-feira, 18, quando aconteceu na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) o Encontro RS Mais Turismo, uma iniciativa da Secretaria Estadual do Turismo (Setur), que visa estruturar, ampliar, diversificar e qualificar a oferta turística gaúcha, com foco no planejamento coordenado e participativo. A abertura do evento ocorreu por volta das 9h30min, e os debates seguiram até as 19h.
Fotos: Rolf Steinhaus

A secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira (centro), esteve na cidade para debater sobre o Programa RS Mais Turismo, que tem como base a estruturação, ampliação, diversificação e qualificação da oferta turística gaúcha
Presente na ocasião, que contou com a secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira, o secretário municipal do Desenvolvimento e Turismo, César Cechinato, manifestou durante seu pronunciamento, que o prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, disponibilizou a área da atual Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), para a construção do futuro centro de eventos da cidade. “A antiga discussão da construção do centro de eventos de Santa Cruz está saindo do âmbito da discussão e entrando nas questões práticas, haja vista o prefeito Telmo, juntamente com a Assemp (Associação das Entidades Empresariais), já terem realizado reuniões para tratar a respeito, e o prefeito Telmo já disponibilizou a atual área da Smec para esta futura construção, devido a suas características e por ser próximo ao Parque da Oktoberfest”, declarou Cechinato.
O secretário ressaltou ainda, que a instalação de um centro de eventos em Santa Cruz é fundamental para o desenvolvimento econômico e turístico de todo o Vale do Rio Pardo. “Santa Cruz tem a necessidade da implantação de um ‘Convention Bureau’, para que possamos sediar grandes eventos. Temos toda a estrutura hoteleira, gastronômica, temos a Unisc; este centro de eventos só vem a impulsionar nossas potencialidades”.

Participaram do Encontro a vice-prefeita de Santa Cruz, Helena Hermany, o presidente da Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), Carlos Corrêa da Rosa, representantes de entidades empresariais e prefeitos da região
DESTINOS INDUTORES
A secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira, frisou que o Estado tem hoje três destinos indutores, que são Porto Alegre, Bento Gonçalves e Gramado, e disse que um dos principais objetivos do Programa RS Mais Turismo é justamente o de identificar o ciclo do desenvolvimento de turismo em que se encontra cada região para que outras cidades tornem-se destinos indutores no Rio Grande do Sul. “Temos que buscar competitividade, buscar estabelecer uma relação para consolidar cada região. Há momentos históricos à vista, a Copa do Mundo está chegando, estamos nos preparando para isso”, proferiu.

Secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira: Turismo é feito pela iniciativa privada e induzido ao desenvolvimento pelo poder público
Quanto à construção de um centro de eventos na região, Abgail foi categórica. “Fizemos um estudo e constatamos que precisamos de um centro de eventos aqui em Santa Cruz, vamos trabalhar para isso.”
Durante seu discurso, a secretária salientou ainda, que o turismo é feito pela iniciativa privada, que administra hotéis, restaurantes, agências de viagens, cabendo ao poder público induzir o desenvolvimento, dar conta da infraestrutura, acesso aos atrativos turísticos, promover a qualificação e divulgação dos destinos e produtos gaúchos.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO
Durante o Encontro RS Mais Turismo, foi apresentado o Plano de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (2012-2015), no qual os principais eixos estratégicos incluem a gestão descentralizada e participativa, planejamento e avaliação, desenvolvimento regional, desenvolvimento social, promoção da diversidade e acessibilidade, tradição e cultura, produtos do Estado, competitividade, empreendedorismo e inovação, e sustentabilidade.
O Rio Grande do Sul dispõe atualmente de 1.553 hotéis e similares, 764 agências de viagem e 26 operadoras de turismo, distribuídos nos 426 municípios turísticos do Estado. Mais informações no site: www.turismo.rs.gov.br














