Início Saúde Santa Cruz sediará encontro de CAPS

Santa Cruz sediará encontro de CAPS

Santa Cruz do Sul receberá, nos dias 20 e 21 de agosto, cerca de 300 trabalhadores e gestores de saúde para o Encontro de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da Macrorregião Serra – Vales. O evento promovido pela Secretaria Estadual de Saúde será realizado no anfiteatro do bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e propiciará o debate sobre os principais desafios para a qualificação do serviço. “O objetivo é capacitar os profissionais de saúde e trocar experiências, fortalecendo a rede de atenção, explica a assistente social e coordenadora municipal de Saúde Mental, Anelise Aprato.
A programação será restrita aos profissionais da saúde e iniciará às 8h30 com credenciamento. Pela manhã, o ciclo de palestras contará com a diretora do Departamento de Ações em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Sandra Fagundes, que falará sobre o papel do CAPS dentro da Rede de Atenção Psicossocial. Na parte da tarde, serão realizadas oficinas temáticas sobre assuntos diversos, tais como o trabalho no CAPS infantil e em Álcool e Drogas (CAPS AD). Apresentações artísticas de música e dança também serão atrações do evento.
As atividades seguem no dia 21 com a apresentação das propostas que serão encaminhadas para o Encontro Nacional da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), agendado para o mês de novembro em Curitiba, no Paraná.
Conforme a coordenadora de Saúde Mental da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Maria Alice Ferreira, o encontro em Santa Cruz reunirá representantes de 35 CAPS da Macrorregião Serra – Vales, que é composta também pela 8ª CRS (sede em Cachoeira do Sul), 16ª CRS (sede em Lajeado) e 5ª CRS (sede em Caxias do Sul). “O primeiro encontro ocorreu em 2008 em Caxias do Sul. A ideia é retomar este trabalho e estudar a possibilidade de ampliar a programação para a rede de atenção básica nas próximas edições”, adianta.
O secretário municipal de Saúde, Carlos Behm, lembra que, nos dias do evento, os serviços do CAPS funcionarão em regime de plantão.