Início Geral Santa Cruz sofre com paradas e estacionamentos irregulares

Santa Cruz sofre com paradas e estacionamentos irregulares

EVERSON BOECK
[email protected]

A falta de respeito à legislação por parte de alguns motoristas causa transtorno e risco de acidentes na rotina de quem trafega nas ruas de Santa Cruz do Sul. Naturalmente, há décadas atrás uma cidade projetada para poucos veículos cresceu, deixando o dia-a-dia mais tenso e exigindo readaptação das normas e mais cuidado por parte dos condutores – o que infelizmente nem sempre acontece na prática.

ROLF STEINHAUS

Veículos estacionados muito próximos às esquinas dificultam a visibilidade dos motoristas que tentam ingressar na via

Registramos algumas situações comuns, porém totalmente irregulares. Em muitos locais alguns condutores desrespeitam a lei que determina a distância de cinco metros para o estacionamento do veículo até a esquina. Quem sobe a Rua Julio de Castilhos e tenta ingressar na Rua Thomaz Flores se depara com esta situação. Em alguns minutos no local, observamos vários condutores tendo que avançar muito na via para obter visibilidade. Isso aumenta o risco de acidentes e atrapalha quem sobe pela Thomaz Flores.
Em outro ponto, na Avenida do Imigrante, próximo ao Shopping Santa Cruz, flagramos um veículo estacionado em local onde a sinalização determina ser proibido parar e estacionar. Isso dificulta a conversão/retorno e quem segue também. Já bem no centro da cidade, outro flagrante. Na Rua Marechal Floriano, quase na esquina com Fernando Abott, outro veículo parado de forma irregular em estacionamento oblíquo cuja sinalização no cordão é amarela. Próximo dali, na Rua Julio de Castilhos, ao lado do Quiosque, fotografamos outro veículo estacionado em local determinado somente para carga e descarga.
Conforme o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar o veículo nas esquinas e a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal resulta em infração média, com multa e remoção do veículo. A mesma medida é adotada para quem estacionar onde houver sinalização horizontal delimitadora de ponto de embarque ou desembarque, carga e descarga.

MAIS FISCALIZAÇÃO
O secretário municipal de Transportes e Serviços Públicos, Aldorino Melchior, informa que o Concurso Público que está sendo realizado pela Prefeitura este ano irá beneficiar a fiscalização no trânsito em Santa Cruz do Sul. Conforme o edital, estão sendo oferecidas 10 vagas para Fiscal de Trânsito e uma para Técnico em Trânsito. “Esses profissionais serão chamados, farão cursos preparatórios e especializações. Com isso a fiscalização no tráfego da cidade será ampliada, qualificada e intensificada”, garante.

MUDANÇA NO TRÂNSITO EM SANTA CRUZ
De acordo com o secretário Aldorino Melchior, nos próximos dias haverá uma grande mudança no trânsito da cidade. As Ruas Julio de Castilhos e 28 de Setembro serão transformadas em mão única. “As referidas são duas artérias importantes que cortam a cidade. Para facilitar o deslocamento de quem anda dentro da cidade e quem entra e sai dela, vamos transformá-las em mão única até a RS 471. Uma desce e a outra sobe”, explica. Hoje, ambas viram mão dupla próximo à Rua Carlos Trein Filho até a 471. As obras devem começar ainda este mês.

CONSCIENTIZAÇÃO
Para o secretário algumas infrações no trânsito, como estacionar em locais proibidos e o não uso do cinto de segurança, por exemplo, envolvem questões culturais. “Muitas vezes a falta de cautela é uma questão de conscientização e educação. Veja: determinado cidadão dirige há 20 anos quando o tráfego era menos intenso e o risco muito menor, então, agora é mais difícil fazê-lo entender que é preciso usar o cinto, não fazer manobras perigosas. Por isso é tão importante começar desde cedo a trabalhar na escola com os alunos e suas famílias a educação no trânsito, pois o jovem levará o conhecimento à família e crescerá com a ideia de que suas boas maneiras salvam vidas”, argumenta.


Na Avenida do Imigrante, carro estava estacionado em local onde a sinalização determina que é proibido parar e estacionar


Veículo estacionado na linha amarela na Rua Marechal Floriano, esquina com Fernando Abott

ALYNE MOTTA

Ao lado do Quiosque, na Rua Julio de Castilhos, um carro estava estacionado em local destinado para carga e descarga