Início Geral Santa Cruz tem semana voltada ao teatro

Santa Cruz tem semana voltada ao teatro

Peça

Em Santa Cruz do Sul, para comemorar o Dia Internacional do Teatro, que acontece no próximo domingo 27, três grupos de teatro do município se reuniram e promovem a Semana Santa Cruz de Teatro, que conta com três dias de apresentações no Espaço Camarim.
O primeiro dia de apresentação ocorreu na segunda-feira, 21. A In Par Produções apresentou a peça “Você me amará amanhã”, onde traduz os sentimentos e emoções que a música nos traz, vividas na maioria das vezes por quem as criou. O espetáculo consiste num trajeto inverso da criação da música, onde o ponto de partida é a vivência do autor, utilizando para isso a própria letra criada. O texto dramático e a música se completam. Amy Winehouse foi uma das maiores revelações da música no século 21, tendo como marca registrada a dor, o conflito e sentimentos dilacerantes. Essa obra busca refletir sobre os antagonismos da vida e obra de Amy Winehouse.
Já no segundo dia, terça-feira 22, em sequência à Semana Santa Cruz de Teatro, o Espaço Camarim recebeu em seu quadro “Papo de Camarim”. A diretora de Arte e diretora de Curtas de ficção e animação Maíra Coelho apresentou alguns de seus trabalhos e bateu um papo com os presentes no encontro. Entre os curtas que foram exibidos está seu trabalho mais recente, ‘’Retirantes’’, que já foi exibido em mais de 50 festivais pelo mundo afora e ganhou diversos prêmios como melhor filme, melhor trilha e melhor fotografia, entre outros.
E para esta quarta-feira, 23, às 20 horas será realizada através do Coletivo de Atuadoras e Atuadores Tribo de Rua a peça “Caverna”, que se refere a uma adaptação coletiva livre do Mito da Caverna (Platão – A República, livro sétimo). O espetáculo também ocorrerá no Espaço Camarim, sendo o valor do ingresso R$ 6,00. 
A Semana Santa Cruz de Teatro é um movimento independente das três companhias ativas atualmente na cidade e que trabalham profissionalmente com teatro, tendo apoio do Departamento Municipal de Cultura da Smec e das produtoras In Par e Anjos de Papel. A ideia surgiu da união das mentes de Duca Spall, Gilmar Almeida da Silveira, Joe Nunes e Simone Bencke e, segundo eles, é só o começo de outras atividades em conjunto para esse ano e os próximos; dentre as quais destacam uma mostra profissional e outra de alunos das oficinas realizadas pelos artistas e outros que também multiplicam o teatro em Santa Cruz.