Início Geral Santa Cruz terá programação realizada pelo Conselho Municipaldos Direitos da Mulher

Santa Cruz terá programação realizada pelo Conselho Municipaldos Direitos da Mulher

Jéssica Ferreira
[email protected]

Novembro é um mês cheio de datas importantes. Além do Dia Internacional da Consciência Negra, os 30 dias desse mês também abrigam o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher que é comemorado no próximo dia 25. Mas engana-se quem pensa que essa comemoração é recente, pois não é. Tudo começou no dia 25 de novembro de 1960. As irmãs Mirebel (Patrícia, Minerva e Maria Tereza) lutavam por soluções sociais no seu país, a Republica Dominicana, que na época estava cercada pelo Regime Ditatorial de Rafael Trujillo, mas acabaram sendo perseguidas e brutalmente mortas.A escolha da data foi deliberada em evento realizado em Bogotá Colômbia, em 1981, no 1º Encontro Feminista Latino-Americano, em homenagem às três irmãs. 
A ONU, em 1990, reconheceu esse tipo de violência como tema legítimo dos Direitos Humanos e, em 1999, formalizou entãoo 25 de Novembro como Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher. Desde então, em todo o mundo, nessa data ocorrem diversas atividades para a conscientização das mulheres sobre seus direitos – seja aquelas que sofrem ou aquelas que já sofreram algum tipo de violência – e também a sociedade de uma forma geral. 
Em Santa Cruz do Sul, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher do município realizará nos dias 21 e 25 de novembro atividades alusivas à data. Veja, portanto, a programação:

Dia 21/11/2015 das 9h às 12h:
Ato Público na Praça Getúlio Vargas
– Reflexão pelo dia 25 de novembro;
– Presença do Ônibus Lilás cedido pela Empresa Stadtbus no qual serão realizadas oficinas sobre a Lei Maria da Penha e divulgação dos serviços da rede de atendimento às Mulheres vítimas de violência.

Dia 25/11/2015 às 13h30:
Ato na Câmara de Vereadores
– Audiência Pública contemplando o XII SEMINÁRIO PELA ARTICULAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA;
– Organização: Câmara de Vereadores e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher 
– Tema: Violência contra as mulheres e os serviços de atendimento existentes no município.