Início Esportes Santa-cruzense cria método diferenciado

Santa-cruzense cria método diferenciado

Diego Dettenborn – [email protected]
 
O relaxamento funcional, método criado e executado pelo personal trainer santa-cruzense Reginaldo Soares, é uma nova proposta para melhorar o movimento de todas as articulações do corpo humano. A ideia surgiu mediante a observação de que nos dias atuais a maioria das pessoas não tem como hábito a boa postura ou até mesmo a prática de alguma atividade física, o que pode levar a dores constantes no pescoço e nas costas. 
Dores no corpo são reclamações constantes, provenientes de tensões musculares que causam muito desconforto. O relaxamento é baseado numa ativação muscular, obtida através de movimentos que o próprio professor executa nas articulações do usuário. A técnica permite melhorar a amplitude articular dos membros do corpo e é feito desde os dedos dos pés, joelhos, quadril, coluna, braços, até o pescoço. O corpo humano reage aos estímulos e a consequência é um relaxamento integral. 
Nascido em Rio Grande, mas morador de Santa Cruz do Sul já há mais de três décadas, Reginaldo explica que para criar a prática misturou uma técnica chamada ativação muscular, comum nos Estados Unidos, com outros princípios de relaxamento articular.  “O relaxamento é indicado para qualquer idade, não há contraindicações, já que não existe carga e esforço. O processo possibilita melhorar a prática de exercícios, porém não tem por objetivo o emagrecimento ou um corpo definido, e sim, num plano tridimensional, uma possibilidade maior de realizar qualquer atividade física com melhor rendimento”. 

Divulgação/RJ

Santa-cruzense Reginaldo Soares trouxe técnica utilizada nos EUA
 
 
 
A intenção é que após o relaxamento, que dura em média 30 minutos, a pessoa perceba uma sensação de leveza. Com o passar do tempo, as dores nas costas, que são comuns, tendem a aliviar, visto que são causadas por tensão muscular. Se a pessoa teve uma semana atribulada, correu mais que o normal, se preocupou demais, passou muito tempo sentada em frente ao computador, pode programar com o personal ao menos meia hora de relaxamento.
 
Eliminando dores
 
Reginaldo esclarece que sua proposta não é eliminar as dores com o processo, e sim atuar na origem do problema. O que ele pretende é gerar um maior relaxamento corporal, descontrair os músculos tensionados (que são as causas de muitas dores lombares e ciáticas) e com isso, minimizar o desconforto. O “Relaxamento Funcional” tem esse nome justamente porque o objetivo é melhorar as funções diárias, buscando relaxar os pontos do corpo, que precisamos utilizar o dia inteiro.