Início Cultura Santa Jam | Grafite, batalha de rimas e hip hop marcaram o...

Santa Jam | Grafite, batalha de rimas e hip hop marcaram o fim de semana

Cerca de 25 grafiteiros, de várias cidades do RS e SC, participaram do evento

Na Praça da Cultura teve batalha de rimas

Paralelo ao 36º Enart, o sábado, 25 de novembro, e o domingo, 26, foram marcados também pelos movimentos da cultura hip hop em Santa Cruz do Sul. No sábado, na Praça do Bairro Universitário, cerca de 25 grafiteiros, de várias cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, esbanjaram arte e talento no muro do local. A atividade ocorreu em uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura, e em comemoração aos dez anos do Ateliê Vivências Urbanas (AVU).
O coordenador da atividade, Rodrigo Almeida, avaliou a ação. “A ideia é trazer uma consciência maior do nível da arte como força de expressão, e levando esta cultura para a comunidade. No ano passado realizamos o primeiro, e neste ano conseguimos reunir mais de 25 grafiteiros”, disse.

Digo Almeida: mobilização reuniu 25 grafiteiros
do RS e Santa Catarina


Direto de Florianópolis, o artista Rodrigo Teodósio, veio prestigiar o movimento. “O grafite tem esta ferramenta de inclusão, de conhecer lugares novos e de estabelecer conexões entre as pessoas, por isso o grafite é muito mais que um desenho na parede, é um meio muitas vezes de salvar vidas. É a terceira vez que venho a Santa Cruz e me sinto em casa aqui”, afirmou.
Já no domingo, 26, durante todo o período da tarde, na Praça da Cultura, na esquina da Marechal Floriano com a Galvão Costa, o espaço acolheu uma série de artistas. No local houve batalhas de rimas, muita animação com a presença de vários DJs, e no encerramento, a exibição do filme 10 anos da AVU.
O secretário de Cultura, Marcelo Corá, prestigiou os eventos. “Santa Cruz já é uma referência em movimentos que promovem a inclusão e a manifestação dos jovens. Enquanto município, sempre apoiamos eventos que fortalecem as mais diversas formas de expressões culturais”, garantiu.

Teodósio veio de Florianópolis
Fotos: Elemir Polese