Início Cultura Sarau poético traz a memória de Belchior

Sarau poético traz a memória de Belchior

Foto: Elza Fiúza/Arquivo/Agência Brasil
Belchior será lembrado por sua grande obra poética e musical

Ana Souza
[email protected]

Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, mais conhecido como Belchior, nasceu em Sobral no dia 26 de outubro de 1946. Santa Cruz do Sul foi o paradouro do cantor e compositor cearense, onde viveu seus últimos anos de vida, vindo a morrer no dia 30 de abril de 2017. Para lembrar a trajetória dele e fazer uma homenagem, a Cafeteria Dona Boleira será cenário do Sarau Poético “Belchior, A Divina Comédia Humana”, que registra os cinco anos da morte do cantor.


O evento é organizado pelo escritor Roni Ferreira Nunes e será no sábado, 9, a partir das 16 horas, com o apoio cultural da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul. Os amantes da obra de Belchior estão convidados para recitar, ler, cantar e expor as multifaces do artista. “Esperamos que o público prestigie nosso evento para fazermos uma homenagem a este renomado músico”, convida Roni.


Antes da pandemia de covid-19, houve outras edições do Sarau Poético na Dona Boleira. Mas, os planos mudaram. “Estávamos nos preparando para mais uma edição quando, em 2020, veio a pandemia e agora estamos retomando com diversas parcerias para a realização de mais um Sarau, inclusive com vários artistas locais. Belchior é uma referência na música popular brasileira, sendo um músico com composições autorais que marcaram sua trajetória. Vemos na sua obra muitas intertextualidades, com citações de literatura. A própria ‘Divina Comédia’ é um clássico”, enfatiza Roni, referindo-se à obra do escritor italiano Dante Alighieri, do século 14.

Foto: Divulgação/RJ
Cafeteria Dona Boleira aguarda o público para uma noite especial

Além de cantor, Belchior foi compositor, músico, produtor, artista plástico e professor. Membro do chamado “Pessoal do Ceará”, que inclui Raimundo Fagner, Ednardo, Amelinha e outros, foi um dos primeiros artistas de MPB a fazer sucesso internacional, em meados da década de 1970. A Cafeteria Dona Boleira fica na Rua Marechal Floriano, 77, no centro de Santa Cruz do Sul. O evento será aberto ao público, sem cobrança de ingressos. Outras informações pelo WhatsApp (51) 99835-6856, com Roni.