Início Religião Saúde pública é tema da Campanha da Fraternidade 2012

Saúde pública é tema da Campanha da Fraternidade 2012

Everson Boeck – [email protected]

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou ontem, 22 de fevereiro, a Campanha da Fraternidade (CF) 2012 que tem como tema “Fraternidade e Saúde” e como lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”. O tema envolvendo a saúde pública será discutido em todas as esferas da Igreja Católica no Brasil.
Conforme o Padre Roque Hammes, assessor de imprensa da Diocese de Santa Cruz do Sul, a igreja decidiu trabalhar o tema saúde pública com o objetivo de fazer com que a população e as autoridades competentes reflitam sobre os desafios que o país possui neste setor. “Queremos levar às pessoas, nas comunidades e nas famílias, esclarecimentos e fazer com que questionem alguns pontos: refletir sobre o autocuidado (pois a saúde não é responsabilidade só do governo, mas de cada indivíduo); a realização de exames como pré-natal; mostrar que as pessoas devem procurar os postos de saúde de suas comunidades para realizar consultas e hospitais apenas para urgências e emergências, entre outras orientações”, explica.

Everson Boeck

Padres Roque Hammes a Alfonso Antoni apresentando detalhes da Campanha na região

Hammes informa que a CF pretende disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável e sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade. “Conforme o próprio texto base da campanha queremos alertar para a importância da organização da pastoral da Saúde nas comunidades: criar onde não existe, fortalecer onde está incipiente e dinamizá-la onde ela já existe. Outro objetivo da iniciativa é despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando à defesa do SUS e à reivindicação do seu justo financiamento”, destaca.
A Campanha da Fraternidade é realizada no Brasil desde 1964. Anualmente, a igreja seleciona um tema de interesse coletivo e procura envolver toda a sociedade durante a Quaresma, período entre o Carnaval e a Sexta-feira Santa, em que os católicos praticam ações para ajudar o próximo.
Conforme o Padre Alfonso Antoni, coordenador de pastoral, o objetivo geral da campanha é “refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizando por melhoria no sistema público de saúde”.
Segundo Antoni, a CF 2012 será trabalhada nas comunidades, nos grupos de família, nas catequeses, nas escolas. “Foi estabelecido um roteiro de encontros na região da Diocese onde todo o material de divulgação será fornecido. Além disso, a Igreja participa, através das Pastorais da Saúde, dos Conselhos Municipais de Saúde como uma parceira, auxiliando, fiscalizando e sugerindo. Queremos qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde”, comenta.