Início Geral Secretária apela para população se manter alerta

Secretária apela para população se manter alerta

Divulgação/RJ
Daniela Dumke lembra que o vírus alcançou mais agilidade de transmissão nos últimos meses

A multiplicação de casos de infecção pelo novo coronavírus nessas primeiras semanas de janeiro redobrou a preocupação das autoridades da saúde em todos os níveis do Poder Público. O aumento na procura por testes sobre Covid-19 também ajudou a revelar o novo pico de altos números da pandemia. Embora os sintomas da maioria dos infectados sejam leves, mostrando o bom efeito da vacinação, é necessário que a população se mantenha em alerta e cumpra os protocolos e as recomendações sanitárias, para evitar o aparecimento de formas mais graves da doença.


“Houve esse grande avanço, que nos preocupou novamente. As pessoas precisam se cuidar, a Covid não passou”, ressalta a secretária municipal da Saúde de Santa Cruz do Sul, Daniela Dumke. “A gente observa nas ruas o quantitativo de pessoas que não utilizam mais a máscara. Os nossos números estão subindo, são assustadores, ainda que sejam casos leves. Mas a gente não sabe entre esses casos leves para quantas pessoas vão transmitir e que possam vir a se transformar em casos graves”, reforça.


As festas de virada de ano e a busca de populares pelas praias devido ao calor intenso potencializaram a disseminação do coronavírus, que tem na variante Ômicron uma forma mais transmissível do que suas antecessoras. Por isso, o apelo das autoridades é para que a população faça a sua parte ao manter o uso de máscara e de álcool em gel, assim como o distanciamento social. O fortalecimento da pandemia pode representar o retorno de restrições que já não estavam mais na mira dos governantes. “A conscientização das pessoas é o principal ponto que temos que atingir agora. Utilizem a máscara, ela não foi descartada”, enfatiza Daniela.