Início Geral Secretaria projeta novo Cras para o município

Secretaria projeta novo Cras para o município


Suilan Conrado
[email protected]

Durante toda esta quarta-feira, 31, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) sediou a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social. Na ocasião, estudantes, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) avaliaram as políticas adotadas e projetam futuras ações para a área no município.
No encontro, a vice-prefeita e secretária municipal de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, Helena Hermany, anunciou que a secretaria projeta instalar no bairro Esmeralda um Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Atualmente, além de contar com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) a cidade dispõe de 2 Cras, sendo um no bairro Bom Jesus e outro no Harmonia.

 

Rolf Steinhaus

Durante evento, Helena Hermany anunciou que o bairro Esmeralda será contemplado com um Centro de Referência de Assistência Social

Para o convidado Charles Roberto Pranke, especialista na área, é fundamental descentralizar os Centros de Referência. “O Cras precisa atuar no território onde as famílias estão inseridas. Nós, assistentes, é que devemos estar nos bairros, e não exigir que a população venha até nós”, aclarou. No que diz respeito aos avanços da assistência social no Brasil, Pranke assegurou que o foco deve ser na família, e não apenas no indivíduo. “Tirar um menino da rua e botá-lo em um abrigo não resolve. Os pais, irmãos, todo o universo que envolve a vida desse menino precisa ser trabalhado”, exemplificou.
Já a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Ângela Heck, destacou que o desafio maior para com o assistencialismo, é fazer com que os programas, projetos e serviços da secretaria cheguem na íntegra até os usuários. “Nosso papel é assegurar que a assistência chegue até os necessitados, garantindo seus direitos, sua proteção. É para isso que serve o Conselho: para democratizar a gestão pública e agir em conjunto com a administração municipal.”
Com o tema “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Suas”, a 8ª  Conferência municipal é um encontro preparatório às etapas estadual, que ocorrerá em outubro em Porto Alegre, e nacional, prevista para dezembro, em Brasília.

A Secretaria

Durante o evento, a secretária Helena reforçou o compromisso da sua pasta com a valorização profissional e destacou que a Prefeitura está investindo em recursos humanos para aprimorar o atendimento. “Temos ainda muito a fazer e os objetivos estão acima de cada um de nós, mas, com diálogo e respeito, estamos vencendo esses desafios e atingindo os objetivos propostos”, avaliou.
A vice-prefeita ainda apresentou toda a estrutura da secretaria, que conta hoje com 9 Conselhos, 3 assistentes sociais, 8 centros de convivência, 14 cozinhas comunitárias, além de abrigos municipais e o albergue municipal.


Rolf Steinhaus

Helena Hermany: com diálogo e respeito, é possível atingir os objetivos