Início Educação Segundo semestre | Retorno às aulas em toda a região

Segundo semestre | Retorno às aulas em toda a região

Cerca de 28 mil estudantes voltam às instituições estaduais e 11 mil na rede municipal de Santa Cruz

Escola José Ferrugem passa por melhorias e terá ampliação de quadra poliesportiva
Secom/Divulgação

Fabrício Goulart
[email protected]

A correria em frente às escolas foi intensa na última segunda-feira, 31, quando estudantes de todas as idades retornaram às salas de aula da rede estadual. Só na área de abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com 18 municípios, cerca de 28 mil alunos voltaram aos estudos para o segundo semestre letivo. No Rio Grande do Sul, no total foram 765 mil alunos.

O coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, o Chiquinho, revela que a perspectiva para esse segundo semestre é muito grande e com atenção redobrada na aprendizagem dos estudantes. “O nosso foco será bastante forte no programa de aprendizagem contínua, bem presente nos estudos de recuperação”, destaca.

Ele ressalta também que a 6ª CRE estará bastante presente nas instituições por meio das tutorias e que a segunda metade do ano será marcada pela Mostra Científica em nível estadual. Os melhores da etapa regional concorreram em novembro com projetos de todo o Rio Grande do Sul. “Se queremos fortalecer a nossa rede, é preciso caminhar lado a lado com as nossas escolas. E aí vem o grande foco, o grande mantra: cada escola, cada aluno e cada dia”, acentua Chiquinho.

Município

A rede municipal de Santa Cruz do Sul também recebeu os estudantes nos últimos dias. As aulas foram iniciadas na quinta-feira, 27, e ao todo 11 mil crianças retornaram às salas. O secretário da Educação, Wagner Machado, destaca os trabalhos realizados para a manutenção dos educandários.

“O ambiente propício impulsiona as práticas pedagógicas, assim as manutenções constantes em nossas instituições de ensino proporcionam um maior conforto e segurança para nossos alunos e servidores, colaborando no processo de ensino e aprendizagem”, frisa. “É compromisso desta gestão o cuidado com as pessoas, o que acarreta em benfeitorias em nossas estruturas de ensino”, reforça.

Reformas e melhorias

Durante o período de recesso, duas obras foram iniciadas na rede estadual: os muros das escolas José Mânica, no Bairro Esmeralda, e Alfredo José Kliemann, no Bom Jesus. Na primeira, a parede faz parte da primeira etapa de intervenções, que incluem a construção ainda de dois pavimentos com dez salas de aula, sanitários, laboratório, cozinha e refeitório, entre outros ambientes.

Essa obra é uma reivindicação antiga da comunidade e o investimento nela gira em torno de R$ 4,37 milhões. Em 2013, o prédio principal da José Mânica foi demolido por apresentar riscos aos alunos e servidores. Desde então, as aulas estavam sendo realizadas em salas modulares.

Na rede municipal, as maiores intervenções acontecem nas escolas José Ferrugem, no Renascença, e Paraíso Infantil, no Bom Jesus. Nas duas são realizadas troca de piso e pinturas interna e externa. Na última também ocorre a reforma do toldo de entrada e da calçada de acesso ao educandário.

Já na Ferrugem, é feita ainda a substituição do forro das salas de aula. Amanhã, dia 3, está prevista a assinatura do termo de início de ampliação da quadra poliesportiva da instituição. De acordo com o setor de Infraestrutura da Secretaria de Educação, ainda passam por melhorias as escolas Rio Branco, São Canísio, Luiz Schroeder, Harmonia, Dona Leopoldina e a infantil Linha Santa Cruz.