Início Geral Segurança: frota ganha reforço na região

Segurança: frota ganha reforço na região

Everson Boeck
[email protected]

A semana começou com boas notícias para a região. Nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, o governador do estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), esteve em Candelária e Santa Cruz do Sul para participar de atos que anunciaram investimentos nas áreas da segurança, agricultura e saúde. Depois de inauguraro serviço regional de otorrinolaringologia e otoneurologia, oferecidos no Hospital de Candelária, ele realizou a entrega de 21 viaturas para a Brigada Militar. O evento aconteceu em frente ao pórtico de entrada do Parque da Oktoberfest.
O investimento de R$ 1,367 milhão realizado pelo Executivo estadual é fruto de uma demanda da Participação Popular Cidadã (PPC) do Vale do Rio Pardo – anos 2011 e 2013 – com recursos do Proinvest do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “É uma importante reivindicação atendida pelo governo do estado que vem contemplar a região, melhorando a qualidade do serviço oferecido à comunidade”, avalia o coordenador regional da PPC, Luciano Cezimbra.
As viaturas foram distribuídas nos municípios Cachoeira do Sul (2), Vale Verde (1), Ibarama (1), Sobradinho (2), Lagoão (1), Rio Pardo (3), Candelária (2), Santa Cruz do Sul(4), Venâncio Aires (1), Sinimbu (1), Segredo (1), Passo do Sobrado (1) e Encruzilhada do Sul (1). Acompanharam a entrega representantes do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Rio Pardo – CRPO/VRP e Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, juntamente com o Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDE) do Vale do Rio Pardo, Jacuí Centro e Alto da Serra do Botucaraí.

Rolf Steinhaus

Santa Cruz recebeu quatro veículos para a Brigada Militar. Outras cidades
da região também foram contempladas

Efetivo

Durante a entrega das viaturas, o governador foi questionado sobre o aumento de efetivos para a Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. Ele garantiu que a administração estadual está com o concurso para a contratação de dois mil novos policiais em pleno andamento, mas reconheceu que este é um problema crônico no estado. “Fizemos uma reestruturação salarial na BM e com isso poderemos, até o final deste ano, reforçar o efetivo. No entanto, não devemos nos iludir, pois a questão da criminalidade não é exclusiva à falta de funcionários. Este é apenas um detalhe que estamos trabalhando para sanar”, analisa.
Tarso reforça, também, os investimentos que sua gestão fez para revitalizar a frota que estava sucateada. “Quando assumimos o governo recebemos carros velhos, tropa desmotivada pelos baixos salários e sem condições adequadas. Ao longo da gestão mudamos esta realidade. Temos feito diversas entregas de viaturas modernas e bem equipadas, armamento, carros de bombeiros, entre outras melhorias”, destaca.

Investimentos na 287

Completando quase um ano desde que o governo estadual assumiu a manutenção das rodovias pedagiadas no estado – e que antes eram federais – o número de reclamações continua alto. Sobre este aspecto, Tarso foi conciso afirmando que já estão concluídas todas as licitações para dar atendimento a toda a rede e melhorar a qualidade de tráfego. “Estas reclamações são antigas, tanto que as estradas que recebemos das empresas privadas imediatamente se deterioraram. Já está tudo contratado e as diversas obras começarão ainda este mês”, resume.

Protesto

Ao se deslocar do Parque da Oktoberfest para a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc), o governador passou por um grupo de aproximadamente 40 manifestantes, moradores de Linha Santa Cruz. Eles aproveitaram a presença de tarso no bairro para reivindicar a construção de um viaduto junto ao Trevo Fritz e Frida. A queixa dos moradores são os diários congestionamentos no cruzamento e os sérios riscos de acidentes.Com faixas, grupo bloqueou a via que dá acesso à escola, no entanto, mesmo cercado por policiais, Tarso desceu do veículo em que se deslocava e conversou por cerca de cinco minutos com os manifestantes. O chefe do Executivo estadual garantiu que o projeto do viaduto está encaminhado dentro do governo, porém não mencionou prazos.

Fotos Rolf Steinhaus

Governador fazendo a entrega das quatro viaturas para Santa Cruz do Sul


Coordenador regional da PPC, Luciano Cezimbra, entregando
camiseta para o governador

Governador comemora os 5 anos da EFASC

Na sua passagem pela região, o governador Tarso Genro também visitou a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) e almoçou com os integrantes da instituiçãopara celebrar os cinco anos da instituição e marcar a entrega de cartões a 101 jovens contemplados na primeira fase do Bolsa Juventude Rural, programa que disponibiliza bolsas de R$ 200,00 com o objetivo de motivar a permanência do jovem no meio rural.
A Efasc, constituída por uma associação de agricultores familiares que se reúnem para garantir aos filhos a possibilidade de acesso a uma educação no campo diferenciada, possui um processo educativo que mistura os trabalhos diários no campo com o cotidiano da sala de aula, com conteúdos e métodos de ensino-aprendizagem embasados na realidade do educando e fundamentado na Pedagogia da Alternância.
O governador ressalta que vivemos em um mundo regulado pelo grande capital financeiro especulativo, e que devemos fortalecer a agricultura familiar, camponesa, para ocupar os mais de 52% das terras agricultáveis do país.
“Esta iniciativa é motivo de orgulho para o estado e o nosso Governo tem o dever de apoiar e multiplicar recursos para experiências como esta”, disse Tarso ao destacar que a raiz da sua formação é também a escola agrotécnica e que o aprendizado tem influência na sua vida até hoje. “Quem produz saúde a partir da alimentação são vocês e temos que fortalecer este conceito agroalimentar. Alimentos sadios só podem ser feitos pela agricultura familiar e cooperativas, seja de maneira organizada ou individual”,sintetiza Tarso.

Bolsa Juventude Rural

O presidente da Associação Gaúcha pró-escolas Famílias Agrícolas, Elton Roberto Hein, salienta que o programa Bolsa Jovem é uma vitória da parceria com o governo estadual que tem se comprometido com a agricultura familiar. “Muito ainda deve ser feito, mas este governo já demonstrou o comprometimento que tem com aqueles que vivem da terra e querem continuar nela”, observa.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, lembra que a experiência começou com dificuldade, mas hoje é vitoriosa. “É um orgulho, no ano internacional da agricultura familiar, poder contribuir cada vez mais como parceiros de projetos como este. Esta escola é um exemplo, que se dedica à agricultura familiar do futuro. É muito bom poder contribuir com a formação de mão de obra do campo”, comenta.
O coordenador institucional da Efasc, João Paulo Reis Costa, considera o programa um avanço muito importante na educação no meio rural. “Este momento representa um marco, pois é a primeira vez que o poder público reconhece os jovens do campo como pessoas que devem ter acesso a uma política pública específica, ou seja, é o primeiro passo de um programa que não vai resolver os problemas em um passe de mágica, mas vai abrir espaço para pensarmos outros projetos que promovam o desenvolvimento do jovem no campo”, analisa.

Números das EFAs

As EFAs estão atuando em mais de 25 municípios do estado, agregando a família agricultora em prol da educação do campo, na construção de projetos produtos, que contribuem para a permanência do jovem na roça, com qualidade de vida e sustentabilidade no campo. Após almoço com os jovens o governador reuniu-se com a coordenação estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).
No Brasil, as EFAS estão em 16 estados, num total de 146 escolas, chegando a mais 10 mil matrículas. No Rio Grande do Sul, desde março de 2009 existem três escolas: a Efasc, a Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efaserra) e a Escola Família Agrícola de Vale do Sol (Efasol), todas filiadas à Agefa, sediada em Santa Cruz do Sul.

Rolf Steinhaus

Governador almoçou com jovens da Efasc e recebeu lembranças da região