Início Política Semana da Consciência Negra é aprovada na Câmara

Semana da Consciência Negra é aprovada na Câmara

Foto: Jacson Miguel Stülp

Um projeto de iniciativa do vereador Jéferson Redondo (Republicanos) foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. Trata-se do projeto que institui o Dia da Consciência Negra em 20 de novembro e a Semana da Consciência Negra no Município.

A proposta de Redondo, articulada com os movimentos sociais, é realizar uma programação organizada pelo conjunto de entidades representativas do movimento negro, em parceria com os órgãos públicos municipais, inserida no contexto das políticas públicas afirmativas de igualdade racial.

As ações desenvolvidas devem envolver debates, palestras, ações culturais e outras atividades com acesso ao público, a fim de aprofundar o conhecimento relativo ao estudo da história da formação da comunidade negra no Brasil e o combate à discriminação racial, fortalecendo a igualdade racial.

A Semana da Consciência Negra prevê ainda a realização de discussões e debates nas escolas municipais, especialmente na disciplina de História, visando o ensino relativo ao estudo da raça negra na formação sociocultural brasileira e a superação do racismo estrutural existente na sociedade.

“Trata-se de um conteúdo atual e exige debates e ações. Vivemos, em todo País, cercado por um racismo estrutural histórico, que precisa ser combatido, com ações afirmativas efetivas”, destaca Redondo.

Por outro lado ele observa que Novembro é um mês fundamental para o combate ao racismo, pois o dia 20 é dedicado à igualdade racial, pois foi escolhida pelo povo negro, em homenagem ao grande mártir Zumbi dos Palmares, principal representante da resistência negra na escravidão do Brasil colonial.

“Não negamos que há avanços legais e comportamentais no combate ao racismo. Mas ainda temos muito que avançar, em especial para trabalhar a questão no ambiente das escolas municipais e demais educandários”, justifica.