Início Geral Semana do Meio Ambiente | Série de atividades começa hoje pela manhã

Semana do Meio Ambiente | Série de atividades começa hoje pela manhã

Palestra na ACI aborda a gestão correta dos resíduos sólidos e a importância da circularidade

Ações sobre a correta destinação dos descartes estarão no centro das ações
desenvolvidas até o dia 7 de junho – Foto: Banco de Imagens/RJ

A Semana do Meio Ambiente de Santa Cruz do Sul de 2025 tem início nesta sexta-feira, 30. Promoção do Coletivo Lixo Zero, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade e do Departamento Ambiental e de ESG da Associação Comercial e Industrial, o evento vai contar com uma cerimônia de abertura oficial às 8 horas, no auditório 2 da ACI, seguida de palestra. Neste ano, o tema da semana é “Pertencer, Cuidar, Transformar: Uma Jornada Coletiva pelos Resíduos e pela Vida”. As atividades são abertas à comunidade.

O encontro de hoje reúne entidades parceiras, autoridades, ativistas e simpatizantes da causa ambiental. A palestra “Meio ambiente & Circularidade: A relevância da gestão correta do RSU (Resíduo Sólido Urbano)” vai ser ministrada por Manoel Lisboa, CEO da Citymining e consultor do Simplast-RS. Fundador da PlasticXperience e da Associação Brasileira de Economia Circular (Abre CIR), ele é engenheiro de materiais especializado em Polímeros e mestre em Nanocompósitos.

Com mais de três décadas de atuação no setor petroquímico e de transformação, Lisboa acumula vasta experiência em inovação, estruturação de negócios, reciclagem e economia circular. Durante o bate-papo, ele vai compartilhar suas vivências na gestão de resíduos, fomentando o debate sobre soluções mais eficazes e inovadoras para a área. A Semana do Meio Ambiente seguirá até o sábado da semana que vem, 7 de junho, com uma programação repleta de atividades voltadas à conscientização e preservação ambiental.

Parcerias

A engenheira ambiental e embaixadora do Instituto Lixo Zero, Débora Leonhardt da Silva, ressalta que a programação da Semana do Meio Ambiente de Santa Cruz foi construída de forma colaborativa por várias entidades. “Convido a todos para estarem com a gente nesse movimento e levar o tema da Semana, que não é só para esta data, para este mês, e sim para a vida. Os resíduos, que é a temática que a gente escolheu para este ano, é um problema de todos e é sobre isso que a gente quer falar”, frisa.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Prissila Bordignon, destaca a importância das ações propostas pelas entidades parceiras ao longo dos próximos dias. “Vamos promover uma semana de conscientização, compartilhar experiências e boas práticas, mas, principalmente, mobilizar a comunidade. Agradeço a todos que se uniram pela causa e desejo uma semana repleta de aprendizados e de reflexão”, estima.

O vice-prefeito Alex Knak (MDB) exalta a diversidade da programação da Semana do Meio Ambiente. “São muitas ações e é isso que a gente precisa, de agentes públicos, agentes políticos que pensem em deixar um legado para as próximas gerações, para deixar sua marca de forma coletiva. E quando a gente envolve pessoas, entidades, conseguimos deixar um legado ainda mais grandioso para nossa comunidade”, ressalta.
A diretora-executiva da ACI, Roberta Pereira, também evidencia a reunião de esforços para fomentar a conscientização ambiental. “A ACI se sente honrada em fazer parte dessa parceria com a Prefeitura e outras entidades. A gente quer dar visibilidade e importância para um evento como este, em que vamos mobilizar muitas entidades. Desejo a todos que seja uma semana muito proveitosa”, frisa.