
Santa Cruz do Sul viveu no domingo, 14, um dos momentos mais marcantes da sua história recente. Em meio às comemorações pelos 147 anos do município, milhares de pessoas ocuparam a Praça da Bandeira para celebrar a cultura gaúcha dentro da programação da Semana Farroupilha. A ação inédita no centro da cidade foi promovida pela Prefeitura, em parceria com a Associação Tradicionalista Santa-Cruzense (ATS) e o Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga).
Desde as primeiras horas da manhã, famílias e entidades tradicionalistas instalaram tendas, churrasqueiras e cadeiras de praia pelos quatro cantos da praça, criando um ambiente de confraternização e identidade cultural. O chimarrão circulou entre os presentes, enquanto mais de 100 artesãos expuseram seus produtos na calçada da Rua Marechal Floriano.
Em frente ao Palacinho, o grupo de dança do projeto Borzeguito abriu as apresentações artísticas, seguido pela dupla Cassio Fruet e Fernando Morinelli. O ponto alto da celebração foi o almoço coletivo, com costelões preparados por grupos familiares e um carreteiro servido em caldeirão no centro da praça. Foram utilizados 80 quilos de arroz para alimentar cerca de 800 pessoas. Além disso, 300 quilos de alimentos foram arrecadados e serão destinados ao Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão. A principal atração da tarde foi a consagrada dupla César Oliveira e Rogério Melo, que encerrou o dia com música tradicionalista.


Para Tibicuera Almeida, presidente da ATS, o evento superou as expectativas. “É um evento que realmente nos emociona. Chegar neste momento nos dá muita satisfação, muito orgulho. E é interessante porque a ideia de trazer para o centro, envolver a comunidade, e ver a presença massiva da população, significa que deu certo”, afirmou.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Douglas Albers, também celebrou o sucesso da iniciativa. “Quando você monta um galpão na praça principal da cidade, você acaba atraindo tradicionalistas e pessoas que foram chamadas para cá por curiosidade. O público compareceu em peso e assim fomentamos cada vez mais o tradicionalismo em Santa Cruz”, disse.
Albers ainda destacou o apoio da gestão municipal: “O fato de termos um prefeito e vice, de bota e bombacha, e que têm o mesmo olhar que a gente sobre o tradicionalismo, tudo fica mais fácil e realmente está sendo a maior Semana Farroupilha da história”. A programação prossegue ao longo desta semana com eventos nos CTGs e dois desfiles na Rua Marechal Floriano: o primeiro noturno, hoje, a partir das 19 horas, e o segundo no sábado, 20, às 9 horas.















