Início Geral Senac conquista Troféu Ouro no PGQP

Senac conquista Troféu Ouro no PGQP

EVERSON BOECK
[email protected]

As vencedoras e destaques do 17º Prêmio Qualidade RS e 2º Prêmio Inovação PGQP comemoraram suas conquistas na grande cerimônia festiva, reconhecida como o Oscar da Qualidade, realizada pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), na última terça-feira, dia 17 de julho. Todos os vencedores e destaques receberam os troféus e medalhas no Pavilhão de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. O evento faz parte da programação do 13º Congresso Internacional da Gestão, considerado o maior evento do mundo na área e, também, marca o aniversário de 20 anos do PGQP. Representando Santa Cruz do Sul, a unidade local do Senac foi premiada pela terceira vez sendo agraciada este ano com o Troféu Ouro.
Em 2012, somaram 79 organizações campeãs da gestão e duas conquistaram destaque na avaliação da gestão e resultados da inovação. Ainda foram homenageados aqueles que contribuem para a trajetória do PGQP, que já se tornou um patrimônio dos gaúchos. Foram 131 candidatas, de pequeno, médio e grande porte, nos diversos segmentos da economia gaúcha, nas categorias Medalha de Bronze e Troféus Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Além disso, duas organizações foram agraciadas como Destaques no Prêmio Inovação. E além de premiar as organizações, em celebração aos seus 20 anos, o PGQP reconheceu as pessoas que contribuem para esta trajetória.

OS VENCEDORES

As organizações vencedoras do Prêmio Qualidade RS na categoria Troféu Diamante são Rio Grande Energia S.A (RGE) e Master Sistemas Automotivos Ltda. Conquistaram o Troféu Ouro quatro organizações: Sirtec Sistemas Elétricos Ltda; Senac Lajeado; Senac Santa Cruz do Sul e Sesc Camaquã. Receberam Troféu Prata 9 organizações, Troféu Bronze 41 e Medalha de Bronze 23. Foram premiadas, pela primeira vez no Prêmio Qualidade RS, 28 organizações.

A AVALIAÇÃO

Participaram da avaliação 350 examinadores e 30 juízes e relatores, em um processo de candidatura, avaliação e julgamento rigoroso, que dura cerca de um ano. Entre as vencedoras, 60 são da área de Serviços, 7 da Indústria, 7 do Comércio e 5 são da Administração Pública. O grupo que receberá o reconhecimento também se divide entre 24 representantes da Capital e 55 do interior do RS.

PRÊMIO INOVAÇÃO PGQP

Este ano, pela segunda vez, também foi entregue o Prêmio Inovação PGQP. Nesta edição, a empresa Altus Sistemas de Informática S.A. (São Leopoldo) e a Prefeitura Municipal de Canoas são as agraciadas, pois conquistaram Destaque nas Dimensões Liderança e Estratégia. A iniciativa avalia as candidatas por meio de um instrumento que é pioneiro dentre os programas de Qualidade no País e foi criado para estimular o desenvolvimento de processos inovadores na gestão: o Sistema de Avaliação da Gestão e Resultados da Inovação (SAGRI).
Criado em 1992, o Programa se tornou um patrimônio dos gaúchos na promoção da competitividade sustentável para melhoria da qualidade de vida das pessoas através da busca da excelência em gestão, e é considerado referência internacional por sua disseminação e capacidade de mobilização.

SENAC PREMIADO PELA 3ª VEZ

Santa Cruz do Sul está novamente entre os premiados no Oscar da Qualidade e, pela terceira vez, a empresa agraciada é a unidade local do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Segundo a diretora do Senac de Santa Cruz do Sul, Viviane Bertholdi, a unidade participa do Sistema de Avaliação do PGQP desde 2005, porém concorreu ao prêmio somente a partir de 2010. “Neste ano conquistamos a categoria Troféu Bronze. No ano seguinte, em 2011, fomos agraciados com o Troféu Prata. E este ano chegamos ao tão esperado Troféu Ouro”, relata.
Bertholdi explica que, além da gestão do Senac ser norteada pelos critérios do PGQP, a unidade possui ainda a certificação da ISO, que garante a padronização dos processos institucionais. “Garantir a qualidade na prestação de nossos serviços é o que nos motiva, pois garante atender as expectativas de nossos estudantes quanto ao processo ensino-aprendizagem. Nossos clientes são nossa razão de existir, e nosso maior objetivo é educá-los para o trabalho e para a vida. Mais do que o prêmio, o que nos move é o reconhecimento de nossos alunos. Trabalhar com educação é ter a certeza de que podemos fazer a diferença na vida das pessoas, possibilitando o acesso ao conhecimento, instigando o senso crítico e colaborando para a construção de uma sociedade mais justa”, enfatiza.
Em relação às mudanças na rotina da organização durante estes anos em que os critérios do PGQP são aplicados, a diretora da unidade do Senac ressalta que, mesmo que a qualidade esteja inserida nas atividades diárias, o que fica efetivamente é uma análise mais crítica de todo o processo, o aprendizado contínuo, uma preocupação maior com o retorno e interação com os clientes, e por consequência o crescimento sistemático dos resultados estratégicos e operacionais.
Questionada sobre próximas perspectivas, Viviane garante que a unidade continuará buscando a excelência, inovando práticas de gestão para que possa trilhar o caminho de exemplaridade, que é o próximo degrau a ser alcançado. “Nosso desafio a partir de hoje é ainda maior, pois teremos que atender a expectativa de nossos clientes e garantir a sua satisfação, de modo que percebam a excelência de nossos serviços”, argumenta.
 
FOTOS: ARQUIVO SENAC

Equipe do Senac de Santa Cruz do Sul comemorando a conquista do prêmio


Viviane Bertholdi, diretora da unidade local do Senac,
recebeu o prêmio na noite da última terça-feira