Início Geral Sicredi Vale do Rio Pardo realiza AGE virtual para reforma estatutária

Sicredi Vale do Rio Pardo realiza AGE virtual para reforma estatutária

Na manhã da última terça-feira, 22, a Sicredi Vale do Rio Pardo realizou uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) virtual, com transmissão da sede administrativa da Cooperativa para todos os delegados de Núcleo por meio de ferramenta digital de videoconferência. Na pauta estavam a reforma e consolidação do estatuto Social, com destaque para temas relacionados ao Objeto Social, Condições de Admissão, Deveres dos Associados, Capital Social, Assembleias Gerais, entre outros. Na ocasião também foram debatidos assuntos como a homologação do Regimento Interno do Sicredi, do Código Eleitoral e do Regulamento do Programa Pertencer.

A assembleia foi conduzida pelo presidente da Cooperativa, Heitor Álvaro Petry, e pelo coordenador de Programas Sociais, Marco Antonio da Rocha. “Em função da pandemia nossa Cooperativa optou por não fazer a reforma estatutária sistêmica no início de 2020. Esta atualização dos documentos é necessária para que situações que já estavam acontecendo no campo prático tivessem respaldo legal”, destacou Petry. As deliberações foram realizadas via chat da ferramenta de videoconferência, sendo aprovada a revisão do Estatuto Social, e homologação do Regimento Interno, do Regulamento do Pertencer e do Código Eleitoral.

O início do encontro virtual foi reservado para a revisão dos documentos societários. Entre as principais alterações e inserções do Estatuto no que refere-se ao objeto social da cooperativa, estão a opção de inclusão de financiamento habitacional e o desenvolvimento de programas educacionais para que a cooperativa tenha autonomia para a contratação, avaliação e gestão de programas de educação em sua área de atuação, além da aprimoração de textos, contendo hipóteses de exclusão e eliminação de associados, possibilidade de Assembleias Gerais e de Núcleos presenciais ou remotas e da transferência para o Código eleitoral do Capítulo do Processo Eleitoral, entre outras.  

Resultado – Na sequência, o diretor Executivo da Sicredi Vale do Rio Pardo, Márcio Algayer, apresentou o resultado da Cooperativa no exercício de 2020, com números até o mês de novembro. Em resumo, a instituição cooperativa sempre cresceu nos momentos de adversidades e até o momento já atingiu todas as metas e previsões estabelecidas no planejamento. “Atendemos os associados em suas necessidades e dificuldades, seja no rural ou no urbano, disponibilizando todas as linhas oficiais de apoio, seja de programas governamentais ou também com recursos próprios”, completou. Para o diretor, não estão previstas dificuldades para o próximo ano, entretanto, ressalta sua visão de que 2021 terá ainda os impactos do ano vivido com a pandemia. Ele ainda frisou que a retomada da economia deve acontecer a partir de 2021, período que vai merecer uma atenção especial com possíveis dificuldades. “Um ano mais sensível em termos de negócios”, acrescentou.

Assembleias – Marco Antonio explicou como vai ser a Jornada de Assembleias para o próximo ano, com cadastro do associado para participar e acessar uma plataforma de acesso à Assembleia Híbrida: Digital + Agência. Neste formato, os associados terão acesso ao link de transmissão do evento digital ou a vídeos explicativos da pauta, bem como chat para sanar dúvidas. Eles poderão votar de casa ou na agência, com um prazo de 1º a 31 de março de 2021. Na ferramenta digital também será possível fazer a confirmação de presença. Além disso, o coordenador falou sobre a eleição dos delegados de Núcleo que, em 2020, em virtude da pandemia, foram eleitos apenas 22 delegados do total de 51, faltando eleger 29 pessoas para a função.

Obras – O presidenteda Sicredi Vale do Rio Pardodiscorreu sobre o andamento da obra da Sede Regional, que está com um pequeno atraso em virtude da pandemia, mas está próxima da finalização. Petry ainda mencionou que a instalação da Usina de Energia Fotovoltaica está adiantada. “Em curto espaço de tempo deve estar instalada e gerando energia para nossa demanda”. Outra novidade para o próximo ano é um novo espaço para as agências situadas nos municípios de Sinimbu e General Câmara. Para finalizar, ele falou sobre a homenagem da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul referente aos 100 anos da Cooperativa e sobre os recursos do Fundo Social repassados para as entidades associadas e para os hospitais de Santa Cruz do Sul e de Venâncio Aires.