
por presidente e seis vice-presidentes – Foto: Divulgação/SindiTabaco
O Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) completou, na terça-feira, 24, 78 anos de atuação em defesa do setor no Brasil. Fundado em 1947, o sindicato tem desempenhado papel estratégico na representação das indústrias do segmento, com foco em responsabilidade, diálogo e sustentabilidade.
Desde sua origem, a entidade atua como elo entre empresas, produtores, órgãos governamentais e lideranças do setor. “Trabalhamos lado a lado com entidades, parceiros e a sociedade para construir um agro cada vez mais integrado e fortalecido”, afirma o presidente do SindiTabaco, Valmor Thesing.
Um dos principais focos atuais da entidade é o fortalecimento do Sistema Integrado de Produção de Tabaco (SIPT), modelo centenário que garante previsibilidade de safra, suporte técnico e sustentabilidade à cadeia produtiva. “O compromisso da entidade com a sustentabilidade da cadeia produtiva está ligado à manutenção de um sistema integrado operando com eficiência”, reforça Thesing.
O setor envolve cerca de 626 mil pessoas na produção rural e está presente em 509 municípios da Região Sul. No Rio Grande do Sul, o tabaco representou 12,55% das exportações estaduais em 2024, segundo dados do sindicato. Além da representação institucional, o SindiTabaco lidera iniciativas voltadas à preservação ambiental, boas práticas agrícolas, saúde e segurança do produtor, e proteção de crianças e adolescentes.
A trajetória da entidade teve início em 1942, com a fundação da Associação Profissional da Indústria do Fumo, em Santa Cruz do Sul. Em 1947, foi formalizada como Sindicato da Indústria do Fumo de Santa Cruz. A abrangência foi ampliada ao longo das décadas: em 1980, para todo o Rio Grande do Sul; em 2006, para a Região Sul; e, em 2010, para atuação nacional (exceto nos Estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo), com a adoção do nome atual.
Atualmente, o SindiTabaco reúne 14 empresas associadas e possui uma diretoria composta por presidente e seis vice-presidentes, com atuação em áreas como finanças, relações humanas, produção, qualidade e responsabilidade social. As companhias associadas são: Alliance One Brasil, ATC – Associated Tobacco Company Brasil, BAT Brasil, Brasfumo, China Brasil Tabacos Exportadora, CTA – Continental Tobaccos Alliance, JTI Processadora de Tabaco do Brasil, OTC Comércio e Fabricação de Fumos, Philip Morris Brasil, Premium Tabacos do Brasil, ProfiGen do Brasil, Tabacos Marasca, Universal Leaf Tabacos e UTC Brasil.














