Início Rural Sinditabaco solicita flexibilização para manter fábricas em atividade

Sinditabaco solicita flexibilização para manter fábricas em atividade

Presidente Iro Schunke encaminhou oficio ao Estado solicitando a flexibilização para a indústria de tabaco seguir operando durante a pandemia do coronavírus – Junio Nunes/ Sinditabaco

Para compor as diretrizes do Modelo de Distanciamento Controlado, o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke, enviou na última sexta, 8, ao governador Eduardo Leite, uma sugestão para que as indústrias do setor do tabaco possam continuar operando.

Segundo Schünke, este é um momento crucial considerando que menos da metade da safra atual foi comercializada pelos produtores com as empresas e o processamento deste tabaco recebido já é realizado. Além disso, os produtores já estão recebendo os insumos para dar início à semeadura da próxima safra. “As indústrias do setor estão cumprindo rigorosamente todas as recomendações sanitárias estipuladas pelas autoridades competentes no combate ao Coronavírus. A manutenção das atividades se torna essencial, especialmente para que o produtor possa vender o seu produto, tanto pela questão econômica, quanto pela perecibilidade deste, que não pode ficar por muito tempo armazenado, correndo riscos de perda de qualidade em função de umidade, entre outros problemas”, destaca o presidente.

O tabaco representa 0,95% do total de exportações brasileiras e 4,84% dos embarques da Região Sul de 2019. No Rio Grande do Sul, estado que concentra metade da produção brasileira, o produto foi responsável por 9,62% do total das exportações que resultaram em US$ 1,77 bilhões.