Início Educação Sinpro já discute pauta de reivindicações para 2012

Sinpro já discute pauta de reivindicações para 2012

EVERSON BOECK
[email protected]

O Sindicato do Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS) realizou Assembleia Geral Regionalizada de professores em Santa Cruz do Sul no último dia 30, quarta-feira, na Regional do Sinpro/RS, localizado na Rua Sete de Setembro, 327, sala 202. Na pauta do encontro, a análise e deliberação sobre as reivindicações com vistas à Negociação Coletiva com o Sinepe/RS e a Campanha Salarial 2012.
A pauta preliminar de reivindicações já foi encaminhada pelo Sinpro/RS ao Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS) no início de outubro, com destaque para o aumento real, o trabalho extraclasse, a limitação de alunos por turma e o calendário escolar. Segundo o diretor da regional do Sinpro/RS de Santa Cruz do Sul, Flávio Henn, a data-base dos professores do ensino privado do RS é março, mas o sindicato está se adiantando para encaminhar e antecipar a negociação da Pauta de Reivindicações com o Sindicato Patronal.
Henn ressalta que está sendo feito um levantamento dos principais itens que foram revisados na atual Convenção Coletiva de Trabalho e análises quanto às novas reivindicações. “A partir disso vamos fazer uma síntese destas averiguações para levarmos ao Sinepe ainda este ano”, explica.
O Sinpro/RS está realizando a Assembléia Geral Regionalizada em 26 cidades do estado. “A expectativa do Sindicato é que esta definição permita uma abordagem mais profunda e detalhada das questões de cada segmento, o que exige desde já um levantamento dos problemas e apresentação de propostas”, destaca diretor do Sinpro/RS, Marcos Fuhr.
O Sinepe/RS informou que discutirá o documento durante a avaliação das propostas que acontece somente em março, período em que ocorre o processo de negociação entre os sindicatos.

ALGUMAS DAS PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES

– REAJUSTE SALARIAL:

   Salário será reajustado em 1° de março pelo percentual equivalente ao INPC acumulado no período de março de 2011 a fevereiro de 2012
– AUMENTO REAL:
   Metade do índice do Produto Interno Bruto (PIB) medido no ano de 2011
– PISOS SALARIAIS:
   Acrescidos de aumento real de 10%
– PAGAMENTO DE HORÁRIO EXTRAORDINÁRIO:
   O período de trabalho que exceder a carga horária contratual semanal será pago conforme algumas hipóteses e percentuais
– DESTINAÇÃO DE CARGA HORÁRIA PARA TRABALHO EXTRACLASSE:
   A instituição de ensino destinará ao professor 1/3 de sua carga horária para este fim
– LIMITAÇÃO DE TAREFAS:
   Escrituração escolar, atualização de sites, manutenção de blogs etc não são tarefas dos professores
– ASSESSORIA AOS PROFESSORES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA:
   Manter assessoria específica para orientar os professores e identificada junto a estes

CRÉDITO: ROLF STEINHAUS

Encontro pautou a análise e deliberação sobre as reivindicações com vistas à Negociação Coletiva com o Sinepe/RS e a Campanha Salarial 2012