Início Geral Sociedade Ginástica: 120 anos de pioneirismo

Sociedade Ginástica: 120 anos de pioneirismo

Ana Souza
[email protected]

Uma caminhada marcante, assim podemos definir a trajetória da Sociedade Ginástica Santa Cruz. O clube surgiu em 15 de setembro de 1893 com a denominação de Turnhalle Santa Cruz, sendo que a primeira sede estava localizada na Rua Marechal Floriano, ao lado do atual Museu do Colégio Mauá, terreno pertencente a Gustavo Iserhard. Na época foram fundadores, Heinrich Schmidt, Bernhard Krische, Georg Schütz, Paul Schönwald, PhilippHagemann, Karl Bartholomay, Richard Textor, Theodor Sommerfeld, Wilhelm Keber, Max Butze, Wilhelm Lamberts, Ferdinand Günther, F. Schnepfleitner e Paul Dietrich.
Fato marcante na história da Sociedade Ginástica é o pioneirismo no basquete, introduzido em 1931. A práticaesportiva era realizada em piso de chão batido e foi a paixão que motivou os atletas a trabalharem vários dias preparando o terreno, tabelas e aros para que pudessem jogar.
Estatuto aprovado pela Assembleia Geral Extraordinária, datado de abril de 1938, no capítulo I “Das finalidades da sociedade”, traz que o intuito da Sociedade, que é o de promover e auxiliar a educação física e moral de seus associados, tornando-os sadios e fortes, de maneira a serem consócios e aptos para o serviço da Pátria.

MARCAS HISTÓRICAS

Em carta enviada da Sociedade Ginástica ao interventor federal, tenente-coronel Ernesto Dorneles, em outubro de 1945, a diretoria solicitava verba para a construção de um ginásio de educação física. A base do texto salientava afinalidade nos seus 52 anos de existência: “Preparar homens fortes para o engrandecimento sempre crescente de nosso amado Brasil. Ênfase para a prática de ginástica em aparelhos, atletismo e os diversos jogos ao ar livre. Participante ativa em todas as competições e de campeonatos estaduais e devido à estreita ligação com as diversas Sociedades Congêneres, aumentou o entusiasmo pela educação do corpo, na mais ampla acepção da palavra entre a sociedade local.”
O canto, a música e ginástica impulsionaram o clube até o ano de 1905, a partir de então foi introduzida a modalidade de futebol, com grande aceitação por parte dos associados. Em 1910, por meio da ata de número 2, foi criado o Departamento de Esgrima. Seis anos depois, construída uma cancha de bolão, com a estruturação de cinco grupos. No mesmo ano ocorreu a instalação de uma mesa de bilhar e criado um grupo de escoteiros. Outras modalidades foram sendo introduzidas, entre elas o atletismo. No centenário da imigração alemã em Santa Cruz do Sul, em 1924, a sociedade participou com atletas de uma maratona alusiva à data.

JANTAR BAILE

Para comemorar os 120 anos, a diretoria da Sociedade Ginástica Santa Cruz estará realizando no sábado, dia 14, a partir das 20h30 um jantar baile animado pela Banda Voga. Contatos para reserva de ingressos através dos telefones 3711.3634 – 8557.0530 ou e-mail: [email protected]. Os ingressos custam R$ 30,00 para sócios e R$ 40,00, não sócios. À meia-noite será cantado o ‘Parabéns à você’ com bolo festivo.

Rolf Steinhaus

Prédio atual da Sociedade Ginástica Santa Cruz, localizado na Rua 28 de Setembro, 227

Divulgação/RJ

Prédio da Turnhalle Santa Cruz, quando a rua ainda não era calçada

“Sou ginasticano de coração”

A presidência da Sociedade Ginástica Santa Cruz está a cargo de Vilson José Kipper, tendo como vice-presidente Nilson Rene Schulz. O Conselho Deliberativo tem como presidente Gerson Nyland e vice-presidente Adair Zinn.
A ligação de Vilson Kipper no clube vem desde 1992 quando abriu a loja Kipper Tintas em frente à Ginástica. “Em 1994 fui convidado a fazer parte da diretoria, sendo que o presidente na época era Cláudio Machado. Assumi como Diretor de Patrimônio e a partir de então comecei a criar um vínculo com o clube. Durante este período foi criado o Departamento de Bingo e assim como o Departamento da Piscina, não tivemos muitos recursos obtidos. As despesas eram muitas com a manutenção da piscina e a maior parte de frequentadores era por temporada. Hoje mantemos os ginásios para a prática de futebol de salão, vôlei e basquete, além dos salões que podem ser alugados para festas. Também contamos com a parceria do Restaurante Pioneiro.”
Conforme Kipper, há um projeto para reestruturar a área da piscina. “Talvez construir no local uma quadra de futebol de salão. Não há nada definido, teremos que ver os recursos disponíveis. Outro projeto é reformar os ginásios e já conseguimos remodelar um dos banheiros femininos. As metas, depois do baile dos 120 anos, estão focadas no salão de festas, depois nos ginásios e, posteriormente, na área da piscina. Estamos nos adequando, conforme o pedido da Prefeitura, nas normas de segurança. Nas terças-feiras fazemos reuniões com os presidentes dos clubes de Santa Cruz e os projetos passam pela votação da Câmara de Vereadores.”
Kipper está em seu segundo mandato como presidente da Sociedade Ginástica. “Fui presidente de 2004 à 2008, depois fiquei fora da diretoria por quatro anos e agora assumi novamente. Ainda tenho muito por fazer e ajudar a sociedade. Sou ginasticano de coração e há muita integração entre a turma da diretoria, uma vez por mês nos reunimos para confraternizar. Divido meu tempo entre a família, minha esposa Neidi que me apoia nestas questões e meus filhos Gabriel e Marina. E também atendo meus clientes da loja. Gosto de estar envolvido com o clube, como já estive na presidência tenho uma boa experiência e com meu conhecimento na parte de reformas posso auxiliar na reestruturação dos ginásios. É uma grande satisfação.”

Rolf Steinhaus

Vilson Kipper, presidente da Sociedade Ginástica Santa Cruz

“O clube resistirá por muitas décadas!”

“Desde jovem sou frequentador da Ginástica, com certeza sou o membro da diretoria que há mais tempo está envolvido no clube. Aliás, foi em um daqueles antigos saraus que a Ginástica fazia na década de 50 e 60 que meus pais se conheceram! Quando meu pai, Astor Edgar Nyland, foi presidente entre 1986, eu já andava pelo clube como se fosse minha casa. Em 1988 o então presidente Érico Landskron me convidou para ser Diretor Social, era uma época completamente diferente de hoje, apesar de não fazer tanto tempo. Fazíamos boates e festas muito frequentadas pela juventude, onde a galera não andava correndo pelas ruas, e seus pais ficavam tranquilos pois sabiam que os filhos estavam em segurança. Bons tempos!
Em 1999 fui eleito Presidente e fiquei até 2003 à testa da diretoria. Desde então sempre faço parte da diretoria e do conselho, procurado ajudar no que posso. Lembro do ano em que a Ginástica completou os 100 anos: fui o responsável por subir no telhado do recém inaugurado edifício de seis andares (Edifício Ginástica) e , junto com colegas da diretoria, fazer a queima de fogos de artifício, às 6h da manhã, acompanhado de um “corneteiro” do exército que interpretou o toque de alvorada! Foi emocionante!
Recentemente fui eleito Presidente do Conselho Deliberativo, cargo que assumo até 2016, junto com o vice-presidente, advogado Adair Zinn. A função do Conselho é fiscalizar as ações da diretoria, sempre estando presente em todas decisões do presidente executivo.
Para todos os clubes, a captação de recursos é a grande questão. O número de associados tende com o tempo diminuir ainda mais,  já que os jovens de hoje preferem festas em casas noturnas ou à rua mesmo. O departamento de piscinas têm poucos frequentadores, visto que não é tão difícil ter piscina em casa, e às vezes não compensa abrir a temporada tendo em vista o altíssimo custo de se manter um ambiente adequado e uma água de boa qualidade. Então a Ginástica direciona seus esforços para as quadras de esporte e alugueis de espaços para festas e eventos. Aliás a quadra do ginásio Robertinho será totalmente reformada pela diretoria, sempre com a supervisão dos associados e do conselho.
Enfim, 120 anos de  existência é coisa rara nos dias de hoje. No Estado, são poucas as entidades que atingem essa idade. A Sociedade tem um passado glorioso no esporte e hoje se preocupa com o bem estar do associado. O futuro a Deus pertence, mas com certeza o Clube resistirá por muitas décadas!
Parabéns à Pioneira dos desportos. Parabéns aos Ginasticanos!”

Divulgação/RJ

Gerson Nyland
Presidente do Conselho Deliberativo

Estrutura do clube

Em sua estrutura, a Sociedade Ginástica – que teve como primeiro presidente Bernardo Krische – disponibiliza para seus associados, dois ginásios para diversos esportes, futebol, basquete e vôlei, além de contar com a a Academia Soma com aulas da professora Noeli Maria Turatti e professor Dan Porto. As dependências dos ginásios também são usados pelas escolas do Sesi, de vôlei da Sociedade Escolar Santa Cruz, de patinação da professora Fabiane Knak e de futebol do professor Carlos Rehbein. Também a equipe de judô da Unisc utiliza as dependências com direção dos professores Juliano Campos e Leandro Couto.