Início Especiais Souza Cruz valoriza a biodiversidade

Souza Cruz valoriza a biodiversidade

A Souza Cruz, nos seus 110 anos de história, tem uma forte atuação no campo socioambiental e investe em um desenvolvimento verdadeiramente sustentável. Com um forte relacionamento com seus produtores integrados, a empresa desenvolveu, no decorrer da sua trajetória, diversos programas e ações focados em consolidar esta parceria e garantir a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva.
Hoje, a Souza Cruz tem todas as suas iniciativas voltadas ao campo reunidas na Plataforma Produtor Rural Sustentável, que contribui para a sustentabilidade econômica, social e ambiental do produtor rural, bem como do Sistema Integrado de Produção.
Integram a Plataforma inúmeras iniciativas voltadas à contribuição positiva com o meio ambiente, a erradicação da mão de obra infantil e adolescente e a maximização do uso sustentável da propriedade. Entre os projetos, destaque para o Programa Reflorestar, Preservação da Biodiversidade, Jornada Escolar Ampliada, Milho & Feijão Após a Colheita do Tabaco, Plano Diretor de Solos, Programa Amigos da Mata Nativa, entre outros.
O programa Reflorestar, por exemplo, fornece mudas de árvores exóticas e promove a divulgação de técnicas para a prática de reflorestamento pelos  produtores integrados à empresa. Em 2011, foram fornecidas 4 milhões de mudas. Já o Programa Amigos da Mata Nativa propõe a aquisição de lenha de origem legal, buscando a autossuficiência em lenha para o processo de cura do tabaco nos produtores integrados que ainda não possuem lenha no ponto de corte ou área disponível para reflorestamento.

PARCERIAS

A Souza Cruz também mantém importantes parcerias com Organizações Não-Governamentais, como é o caso do British American Tobacco – Biodiversity Partnership, desenvolvido em parceria com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e Fauna e Flora International (FFI). São iniciativas voltadas para o mapeamento de riscos à biodiversidade nas propriedades de tabaco, visando desenvolver um modelo de planejamento de paisagem que busque a conservação da biodiversidade da Floresta com Araucária.
Em 2010, foi realizado o diagnóstico e mapeamento de propriedades rurais na região Sul do país, com 240 orientadores agrícolas capacitados sobre biodiversidade, legislação ambiental e planejamento de propriedade baseado em conceitos de conservação de biodiversidade. Em 2011 foi iniciada a construção do plano de trabalho com ações previstas até 2016.

Divulgação

Atuação focada na sustentabilidade das propriedades rurais