Início Saúde Sua visão também precisa de cuidados

Sua visão também precisa de cuidados

Glaucoma é a segunda causa de cegueira no mundo, ficando atrás apenas da catarata

Ricardo Gais
[email protected]

Outubro é o Mês Mundial da Visão e para lembrar a data, a pesquisa “Um olhar para o glaucoma no Brasil” foi realizada pelo Ibope Inteligência neste ano, junto a 2,7 mil internautas brasileiros a partir dos 18 anos de idade, em diferentes estados, inclusive no Rio Grande do Sul. O resultado mostrou que no Brasil, uma a cada cinco pessoas, entre 18 a 24 anos, nunca foi ao oftalmologista e apenas 10% fizeram a consulta uma única vez na vida. No Estado, três a cada 11 gaúchos pesquisados vão ao oftalmologista apenas quando sentem incômodo nos olhos.

Pontos pretos pode ser um sinal de agravamento ocular. Foto: Agência Brasil



A pesquisa também revela que 41% dos entrevistados não reconhecem que a visão embaçada é algo importante para saúde dos olhos, 37% não se preocupam com a perda parcial da visão, quase 80% não compreendem que enxergar pontos pretos pode ser um sinal de agravamento ocular, 30% acreditam que se deve procurar o oftalmologista somente depois de começar a usar óculos e 23% após perceber alguma perda de visão.

Conforme a oftalmologista Isabel Faller, a consulta deve ser realizada logo após o nascimento. “Se o pediatra perceber alguma alteração no “teste do olhinho”, o oftalmo deve avaliar se é algum problema de refração (miopia, astigmatismo ou hipermetropia) ou alguma outra doença ocular como catarata ou tumor, para que trate o mais precocemente possível e tenha chance de desenvolver boa visão”, explica. Isabel também pontua que na fase pré-escolar é importante avaliar a acuidade visual e de ano em ano durante a fase de crescimento. Após, de dois em dois anos fazer a consulta com um oftalmo, ou antes, caso apresente algum sintoma.

A desinformação a respeito das doenças que nossos olhos estão suscetíveis a ter também é grande, pois 53% dos pesquisados desconhecem que o glaucoma possui a maior probabilidade de um quadro de cegueira irreversível e 41% nem sabem o que é glaucoma. Além disso, apenas 37% entendem que a ida ao oftalmologista com frequência é uma medida que ajuda a diminuir os riscos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o glaucoma é a segunda causa de cegueira no mundo, ficando atrás apenas da catarata. O glaucoma é a morte da célula que faz a comunicação do olho para o cérebro. O principal sintoma é o embaçamento da visão que pode ser confundido com o de outras doenças oculares.

Isabel Faller destaca alguns cuidados que devemos ter para evitar a fadiga ocular e preservar a boa visão. “A cada hora na frente do computador ou celular devemos fazer um intervalo de cinco a 10 minutos; Ter uma boa postura; Piscar com mais frequência e ter uma alimentação saudável para controle de outras doenças como diabetes e hipertensão arterial, por exemplo, que podem levar a cegueira se não controladas”.