Início Geral Tabaco | Coleta de embalagens de agrotóxicos em curso

Tabaco | Coleta de embalagens de agrotóxicos em curso

SindiTabaco e Afubra vão percorrer propriedades rurais de 19 municípios até o dia 23 de setembro

Programa de recolhimento vai passar por cerca de 200 pontos na região – Foto: Banco de Imagens/SindiTabaco

O Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), em parceria com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), iniciou, na semana passada, o roteiro do Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos em 19 municípios do Vale do Rio Pardo e do Vale do Taquari. A ação será realizada até o dia 23 de setembro, conforme cronograma previamente informado aos produtores de tabaco participantes.

A iniciativa passará por cerca de 200 pontos de coleta em localidades de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Vera Cruz, Rio Pardo, Candelária, Vale do Sol e Vale Verde, entre outras. Os produtores devem entregar as embalagens tríplice lavadas, perfuradas e secas, conforme orienta a coordenadora do programa, Fernanda Viana Bender. “Ao destinar corretamente suas embalagens, os produtores cumprem a legislação e recebem comprovantes válidos em caso de fiscalizações por parte de órgãos ambientais. Além disso, a destinação correta garante a reciclagem das embalagens”, destaca.

Após a coleta, os recipientes são encaminhados para centrais credenciadas, onde são separados e enviados a unidades recicladoras. Lá, são transformados em novos produtos plásticos, como materiais para construção civil e embalagens de produtos químicos, promovendo a economia circular e reduzindo impactos ambientais.

Prestes a completar 25 anos, o programa é considerado um case de sucesso no setor agropecuário. Criado antes mesmo da legislação federal de 2002 que regulamenta o descarte de embalagens de agrotóxicos, a iniciativa já percorre 1,8 mil pontos de coleta em 385 municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No Paraná, ações semelhantes são desenvolvidas por centrais locais com apoio de empresas do setor.

A atuação conjunta entre SindiTabaco e Afubra realça o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental na cadeia produtiva do tabaco. Em Santa Cruz do Sul, um dos principais polos da fumicultura nacional, a adesão ao programa é considerada exemplar e serve de referência para outras regiões produtoras. O roteiro completo do programa pode ser conferido em www.sinditabaco.com.br/programas/recebimento-embalagens.