Início Geral Tarso Genro visita unidades do TecnoUnisc

Tarso Genro visita unidades do TecnoUnisc

Desirê Allram

Governador (E) esteve acompanhado do secretário Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do RS,
Cleber Prodanov e recebidos pela reitora Carmen Lúcia

O governador do Estado, Tarso Genro, esteve na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) na tarde desta segunda-feira, 9 de junho, para conhecer as duas primeiras unidades do Parque Científico e Tecnológico da Unisc (TecnoUnisc), inauguradas no dia 23 de maio. Acompanhado pela reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, pelo secretário estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov e por pró-reitores, coordenadores de cursos e demais autoridades, Tarso iniciou a visita no Centro de Excelência em Produtos e Processos Oleoquímicos e Biotecnológicos, no bloco 55, no qual descerrou uma placa e conheceu a infraestrutura do local.
Em seguida, a comitiva dirigiu-se ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas Tecnologicamente Inovadoras, no bloco 16, onde o governador fez o descerramento de outra placa e visitou as dependências do prédio. “Os centros são de altíssimo nível. Houve um esforço muito grande da Unisc e do governo do Estado para que fossem construídos e nós temos que celebrar”, disse Tarso. Carmen destacou o potencial das unidades do TecnoUnisc tanto para a região quanto para o Estado. “Queremos colocar o Rio Grande do Sul em primeiro lugar nessa rede de tecnologia e de inovação”, ressaltou a reitora da Unisc.
Com obras iniciadas em março de 2013, o Centro de Excelência em Produtos e Processos Oleoquímicos e Biotecnológicos foi edificado com recursos da Secretaria Estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT/RS) e da Unisc, além de ter sido contemplado com recursos da Emenda Parlamentar da Bancada Gaúcha junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com a parceria da Prefeitura de Santa Cruz do Sul para a aquisição de equipamentos. O local conta com infraestrutura tecnológica de ponta, capaz de gerar tecnologias voltadas à oleoquímica para a produção e transformação de óleos através de processos biotecnológicos.
O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas Tecnologicamente Inovadoras, cujas obras iniciaram em junho de 2013, também foi edificado com recursos da SCIT/RS e da Unisc. O prédio abriga a Incubadora Tecnológica da Unisc (Itunisc), a estrutura de gestão do TecnoUnisc e os núcleos de pesquisa e de desenvolvimento das empresas hospedadas no Parque.